Desde 2011, quando a Apple apresentou a Siri no iPhone 4s, todas as buscas feitas por meio da assistente virtual eram realizadas com o serviço Bing, da Microsoft. A partir de hoje, porém, a Apple dispensa o Bing e passa a utilizar o Google como serviço de busca padrão da Siri e também do Spotlight.
Em nota ao site TechCrunch, a empresa disse que a mudança traz mais consistência para os usuários, considerando que o Google já vem ativado por padrão na busca do Safari no iOS e macOS, por exemplo.
“Mudar para o Google como serviço de buscas do Safari e Spotlight no iOS e Mac permite que estes serviços sejam mais consistentes com os resultados que já aparecem por padrão no Safari. Nós temos um forte relacionamento com a Microsoft e com a Google, e continuamos com o compromisso de entregarmos a melhor experiência possível para nossos usuários.”
Agora, ao perguntar algo para a Siri, se ela não souber a resposta vai pesquisar no Google ao invés do Bing. O usuário, é claro, também pode pedir diretamente para que a assistente faça uma busca na internet. A busca por imagens continua sendo feita pelo serviço Bing, enquanto os vídeos exibidos nos resultados são do YouTube.
Nada foi confirmado, mas é de se imaginar que tenha muito dinheiro em jogo por trás dessa mudança inesperada. Vale lembrar que, no início do ano, a Google teria pago cerca de 3 bilhões de dólares para que seu buscador continuasse sendo o padrão do Safari nos dispositivos da Apple. A alteração já entrou em vigor, sem a necessidade de uma atualização do sistema operacional.