DestaquesGeral

Apple divulga resultados de seu segundo trimestre fiscal de 2016

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Como sempre costuma fazer, a Apple divulgou hoje por meio de um comunicado para a imprensa e também com uma conferência ao vivo os resultados de seu segundo trimestre fiscal de 2016, que foi finalizado no dia 26 de março. Esta foi a primeira vez, desde 2003, que os resultados apresentaram uma queda anual.

Apple_China_Store

Nos últimos três meses, a empresa faturou 50,6 bilhões de dólares e lucrou 10,5 bilhões de dólares. Em comparação com o mesmo período do ano passado, foram faturados 58 bilhões com lucro de 13,6 bilhões de dólares. Apesar da queda, os números ainda são surpreendentes e continuam acima da média em comparação com outras empresas.

A Apple vendeu no segundo trimestre deste ano 51,2 milhões de iPhones, representando uma queda anual de 16%, com 32,9 bilhões de dólares em receita apenas com o smartphone. As vendas dos demais dispositivos também caíram, com o iPad vendendo 10,3 milhões de unidades (e receita de 4,4 bilhões de dólares) e o Mac com 4 milhões (e 5,1 bilhões de dólares em receita). Apesar disso, outros dois setores da empresa continuaram em alta: serviços (com 6 bilhões de dólares em receita e crescimento de 20%) e outros produtos (2,2 bilhões de dólares e crescimento de 30%).

Apesar das quedas, Tim Cook fez questão de afirmar que a empresa não corre riscos e ainda está bem posicionada no mercado, com a grande demanda do recém-lançado iPhone SE, novo iPad Pro de 9.7 polegadas e Apple Watch. O presidente da empresa também mencionou a rápida adoção do Apple Pay, afirmando que o serviço será expandido para mais países em breve, além de citar que o Apple Music já conta com mais de 13 milhões de assinantes regulares.

Para o próximo trimestre de 2016, a Apple espera mais uma queda anual nos resultados fiscais. Em resposta aos resultados apresentados hoje, as ações da Apple (AAPL) fecharam com o,69% de queda, cotadas em $104,35.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.