O lançamento de novos produtos também significa o fim de outros. Depois de ter anunciado o iPhone Xs e o iPhone Xr, alguns outros modelos foram oficialmente descontinuados pela Apple. A partir de hoje, o iPhone 6s, iPhone SE e iPhone X não serão mais comercializados.
O iPhone 6s foi apresentado em setembro de 2015 e era o celular mais antigo da Apple vendido até então. Ele foi o primeiro iPhone disponível na cor ouro rosa e com câmera traseira de 12 megapixels capaz de gravar vídeos em 4K, além de introduzir a tela com 3D Touch e um salto considerável no desempenho com o processador A9. O iPhone SE veio logo em seguida, no início de 2016, com as mesmas especificações em uma tela menor de 4 polegadas.
Já o iPhone X foi lançado em setembro do ano passado e mudou completamente a experiência de se utilizar o smartphone da Apple com a tela quase sem bordas, navegação por gestos e sua câmera frontal com tecnologia de reconhecimento facial avançado em 3D. Enquanto o fim do iPhone 6s e X já eram esperados — o 6s já estava no mercado há 3 anos e o iPhone X foi uma edição especial para comemorar o aniversário de 10 anos do iPhone —, o desaparecimento do iPhone SE deixa várias questões em aberto.
Vários rumores neste ano cogitaram a possibilidade de lançamento de uma nova geração do iPhone SE. A Apple lançou este modelo como uma opção mais barata e, ao mesmo tempo, para agradar quem ainda preferia os celulares com telas menores. Com isso, o futuro dos iPhones com tela de 4 polegadas fica incerto, ou praticamente inexistente.
Apesar disso, quem possui um desses três aparelhos pode ficar tranquilo, já que o fim das vendas não significa que eles estão obsoletos. O iPhone 6s, iPhone SE e o iPhone X vão continuar recebendo atualizações do iOS normalmente — incluindo o iOS 12 na próxima semana. E para quem procura iPhones mais acessíveis, o iPhone Xr chega como modelo intermediário e os iPhones 7 e 8 continuam disponíveis.