Conforme alertado pela Apple, a conta da Epic Games na App Store foi encerrada na última sexta-feira (28) devido a uma atualização do Fortnite que violava as políticas da loja de aplicativos do iOS. Além do Fortnite, a Epic Games tinha alguns outros aplicativos disponíveis para iOS, porém todos eles foram removidos da App Store.
O Fortnite para iOS foi atualizado no início deste mês com uma opção para permitir que os usuários adquirissem itens do jogo diretamente pela loja da Epic ao invés do sistema de compras internas da Apple. Com isso, a Apple removeu o Fortnite da App Store e a Epic Games iniciou uma campanha pública e uma disputa judicial contra a Apple, o que fez que a empresa de Cupertino respondesse com um anúncio de que iria encerrar a conta de desenvolvedor da Epic.
E foi exatamente o que a Apple fez na última sexta-feira. Ao tentar acessar o perfil da Epic Games ou o link direto de qualquer aplicativo da companhia, a App Store agora exibe uma mensagem dizendo que o conteúdo não está mais disponível.
É importante ressaltar que a Epic Games possui uma conta alternativa da Apple para gerenciar a Unreal Engine — que não pode ser bloqueada pela Apple segundo a determinação de uma juíza estadunidense. A conta bloqueada no último fim de semana era utilizada apenas para distribuir o Fortnite e alguns outros apps da Epic, e isso impede a companhia de oferecer atualizações para seus apps ou até mesmo de lançar novos apps.
A Apple declarou que ofereceu 14 dias para a Epic Games atualizar o Fortnite removendo seu próprio sistema de compras de acordo com as regras da App Store, mas o jogo não foi atualizado. Usuários que já possuem o Fortnite instalado no iPhone e iPad podem jogá-lo normalmente (embora sem quaisquer atualizações), porém não será possível reinstalá-lo ao apagar o aplicativo.
Curiosamente, logo após a Epic Games ser banida da App Store, a Apple passou a promover o jogo PUBG Mobile para usuários de iOS — que é um concorrente direto ao Fortnite.
A primeira audiência do caso entre a Apple e a Epic Games deve acontecer ainda em setembro deste ano.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.