Quando a Siri foi anunciada com o iPhone 4s, em 2011, a assistente surpreendeu aos usuários pela capacidade de entender diversos comandos e realizar ações como criar lembretes ou enviar mensagens. Porém, quase cinco anos depois, a Apple parece não ter mais dado tanta atenção para o recurso — algo que deve mudar em breve. De acordo com fontes do Tech Insider, a empresa está trabalhando internamente em uma nova versão da Siri que é muito mais inteligente.
No final do ano passado, a Apple adquiriu uma empresa britânica — a VocalIQ — especializada em inteligência artificial para tornar o reconhecimento de voz mais preciso e natural. Fontes afirmam que a tecnologia da VocalIQ é tão boa que a Apple decidiu comprar a empresa antes mesmo de que eles apresentassem um aplicativo funcional. Quem testou o serviço garante que a VocalIQ é, de longe, melhor que a Siri atual, Cortana e Google Now.
Durante esse período, a Apple manteve vários dos engenheiros da VocalIQ para implementarem a tecnologia em uma futura versão da Siri. Com isso, a assistente pode ficar muito mais inteligente em breve, sendo capaz de responder perguntas mais elaboradas como “Encontre um restaurante chinês com estacionamento grátis e Wi-Fi liberado com espaço para as crianças”, algo que nenhuma assistente atual consegue responder com precisão.
Outra novidade que também estaria sendo implementada na Siri são as conversas contextuais, onde a assistente deve lembrar tudo o que foi dito anteriormente para utilizar depois. Supondo que o usuário tenha feito a pergunta mencionada acima sobre o restaurante chines e uma hora depois perguntar “encontre um restaurante mexicano ao invés disso”, a Siri lembrará das características mencionadas (como o Wi-Fi liberado) e as utilizará para a nova pesquisa.
A tecnologia da VocalIQ criada por engenheiros da Amazon Mechanical Turk contém um banco de dados capaz de interpretar perguntas mais complexas, da forma como as pessoas costumam conversar, ao invés de algo robotizado. Quanto mais perguntas são feitas para a VocalIQ, mais a assistente aprende sobre como responder o usuário. Após 3 mil perguntas registradas, a VocalIQ já teria ficado notavelmente mais precisa nas respostas — enquanto a Siri recebe mais de 1 bilhão de perguntas por semana e não aprende muito com isso.
Com uma assistente tão precisa e humanizada, a realização de tarefas utilizando apenas a voz deve ficar muito mais ágil, dispensando inclusive a necessidade de olhar para a tela e conferir se o pedido foi interpretado corretamente. Isso certamente será muito útil para o iPhone e o Apple Watch, por exemplo, porém a Apple já estaria pensando além para o seu suposto futuro carro autônomo, ou até mesmo o CarPlay. Além de tudo o que foi mencionado, a tecnologia da VocalIQ também é capaz de ser programada pelo usuário para aprender nos truques, além de ser capaz de identificar em ambientes com muito barulho qual é a voz do usuário para ignorar todo o resto, o que deve ser essencial principalmente para a Apple TV.
Apesar disso, por se tratar de uma tecnologia tão complexa, as fontes afirmam que a Apple começará a implementar aos poucos a tecnologia da VocalIQ na Siri, começando já em algumas semanas com o anúncio do iOS 10 para os desenvolvedores. Recentemente, alguns rumores mencionaram que a Apple deve permitir que a Siri seja integrada aos aplicativos da App Store, algo que também deve ser anunciado com o iOS 10.