Se lembra dos carros vistos em diversas cidades dos Estados Unidos no começo do ano que pertenciam a Apple? Muitos relacionaram com o rumor de que a Apple estaria planejando um carro (e isso ainda não foi descartado), porém o 9to5Mac obteve algumas informações e descobriu que tudo é para o serviço de Mapas. Em alguns anos, a Apple pretende ficar menos dependente dos provedores de informações e ter seu próprio banco de dados.
Atualmente, todas as informações mostradas nos mapas da Apple — como as lojas, restaurantes e afins — são fornecidas por outras empresas, incluindo a TomTom e Yelp. Com os veículos da empresa que já estão circulando por algumas cidades, a Apple estaria montando seu próprio banco de dados, com planos para fazer a troca em 2017. Utilizar os próprios dados não só reduziria a necessidade de contratos com outras empresas, como também permitirá que a Apple tenha mais controle sobre tudo, seja para anunciar novos recursos mais facilmente nos Mapas ou ter mais agilidade para corrigir as informações.
Fontes afirmaram que a Apple está coletando diversas informações como nomes de ruas, estabelecimentos, imagens para os mapas em 3D e até mesmo dados para um novo recurso similar ao Street View da Google. Fotos de locais de interesse também estão sendo capturadas para substituir as atuais do Yelp e TripAdvisor.
Desde o ano passado, a Apple está comprando diversas empresas e serviços relacionados a serviços de mapas. Informações anteriores também afirmam que a Apple tem interesse em trazer recursos de realidade aumentada para os Mapas. Para o iOS 9, os rumores apostam em uma atualização do aplicativo Mapas com informações de transportes públicos. A transição para o novo banco de dados, porém, só deve acontecer entre 2017 e 2018.