A próxima geração do iPhone só deve ser apresentada em 2016, mais especificamente em cerca de 10 meses, porém diversos rumores já estão circulando na internet sobre o aparelho. Entre ser muito mais fino, leve e até mesmo ser compatível com apenas fones de ouvido sem fio, o site G For Games obteve algumas informações com fornecedoras da Apple na China sobre o iPhone 7 que, supostamente, pode ter uma conexão USB-C, carregamento sem fio e muitas outras novidades.
Desde o primeiro iPhone lançado até o iPhone 4s, o smartphone da Apple utilizava a antiga conexão de 30 pinos dos iPods. Apenas em 2012, com o lançamento do iPhone 5, a Apple criou a nova conexão Lightning, que é menor e reversível. Agora, com a chegada do USB-C no novo MacBook e Apple TV, parece que a empresa também considera levar a conexão para outros de seus dispositivos, incluindo a próxima geração do iPhone.
Particularmente, não vejo sentido na Apple adotar o USB-C nos iPhones, considerando a obsessão da empresa por tornar seus dispositivos cada vez mais finos, seria contraditório utilizar um conector maior que o atual.
Além da conexão USB-C, os rumores também afirmam que a Apple está testando alguns modelos do iPhone que contam com carregamento sem fio de energia por meio de indução magnética. Vale lembrar que, atualmente, o Apple Watch já utiliza um carregador sem fio magnético por meio de uma base, então é possível que algo parecido aconteça nos próximos iPhones.
Outra novidade dos futuros iPhones pode ser a segunda geração (ou terceira?) da tela 3D Touch, que deve reconhecer o nível da pressão de vários toques simultâneos — ao contrário do que acontece no iPhone 6s, em que a tela só reconhece apenas um único toque 3D por vez. A tela sensível à pressão chegou incialmente no Apple Watch com o nome de Force Touch, identificando apenas um toque fraco ou forte para abrir um menu extra de ações. Depois de ir também para o trackpad dos Macs, finalmente chegou ao iPhone 6s com o nome de 3D Touch, reconhecendo diversos níveis de pressão e resultando em ações diferentes para cada um, como as mais conhecidas “Peek & Pop“.
Falando em tela, a ideia de um botão físico para voltar ao menu inicial do iPhone pode acabar em breve. Com o iPhone 6s, a Apple já permitiu que o usuário faça a troca de aplicativo por meio de gestos com o 3D Touch e, agora, o próximo a ser repaginado pode ser o Touch ID. Apresentado no iPhone 5s, o leitor de impressões digitais sempre esteve no botão início dos dispositivos da Apple, mas agora pode ir para outro lugar: a tela.
Não é de agora que a Apple vem registrando patentes de uma tela do iPhone capaz de fazer uma leitura biométrica, em que o usuário precisaria apenas dar um toque na tela para que o sistema já faça o reconhecimento e seja desbloqueado. Caso a tela do iPhone 7 realmente tenha o sensor Touch ID embutido, o botão “Início” físico se tornará dispensável e pode até mesmo ser removido, visando inclusive diminuir as bordas na parte frontal do dispositivo.
Por fim, é válido reforçar que a Apple geralmente testa diversos recursos no desenvolvimento de seus aparelhos e sistemas que nem sempre estão presentes na versão final lançada. Algumas das novidades citadas são muito prováveis de acontecerem já na próxima geração do iPhone, como a tela 3D Touch aprimorada. Outras podem demorar e ficar apenas para futuras gerações, como o Touch ID na tela do dispositivo, além de especulações que podem nunca acontecer.