Em 2017, a Apple criou um perfil oficial no Instagram para destacar diversas fotos clicadas com o iPhone – utilizando assim a rede social para promover o potencial das câmeras do smartphone. Nesta sexta-feira (17), o perfil oficial da Apple no Instagram destacou o trabalho da fotógrafa brasileira Caia Ramalho, que registrou belas imagens da Avenida Paulista em São Paulo.
As fotos foram publicadas como parte de uma campanha em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. A empresa selecionou cinco artistas para fotografarem cinco diferentes lugares ao redor do mundo com a intenção de “honrar o passado, presente e futuro através de lugares históricos que iniciaram as celebrações” da causa LGBTQIA+.
A fotógrafa conta que escolheu a Avenida Paulista por ser o espaço onde é realizada a maior Parada LGBTQIA+ do Brasil e também uma das maiores de todo o mundo. Segundo Ramalho, o evento é importante não apenas para celebrar o orgulho da comunidade, como também para lutar por direitos.
Acredito que esse trabalho honra o Orgulho porque ele fala sobre a possibilidade de ocupar espaços que eu não cresci imaginando que seria possível. Espaços de afeição, grandes conquistas e representatividade.
Além do trabalho de Ramalho em São Paulo, a campanha também deu visibilidade para trabalhos fotográficos em Amsterdã, Madrid e Window Rock – que foram feitos por profissionais como Evan Benally Atwood, Lydia Metal e Meinke Klein. Todos eles, é claro, registraram os momentos com a câmera do iPhone.
O trabalho de Ramalho e também dos outros fotógrafos em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ pode ser encontrado no perfil oficial da Apple (@apple) no Instagram.
Vale lembrar que a Apple é conhecida por apoiar financeiramente diversas instituições que lutam pelos direitos LGBTQIA+ ao redor do mundo, como por exemplo a Encircle, Gender Spectrum e GLSEN.
No mês passado, a companhia anunciou duas novas pulseiras de Apple Watch com a temática do Orgulho que podem ser adquiridas na loja online da Apple. Além disso, usuários de Apple Watch receberam um novo mostrador do orgulho através de uma atualização gratuita do watchOS.