Após o anúncio de uma parceria com a Google no início deste mês, a Apple liberou hoje (29) uma nova versão de testes do iOS 13.5 — que antes foi numerada como iOS 13.4.5 — com a nova tecnologia de monitoramento universal no combate à COVID-19. As duas empresas vão utilizar a conexão Bluetooth dos dispositivos para contribuir com governos e autoridades de saúde no alerta aos usuários sobre a exposição ao vírus.
A Apple e a Google decidiram lançar juntas uma interface de programação (API) para iOS e Android que coleta dados de deslocamento para permitir que governos e autoridades de saúde obtenham mais informações sobre o contágio do coronavírus (COVID-19). A tecnologia de “notificação de exposição” é capaz de identificar, por exemplo, se o usuário do aplicativo esteve próximo de alguém contaminado por meio do celular — tudo de forma anônima.
Para que o resultado seja realmente efetivo, a API universal permite que os dados sejam compartilhados entre iPhones e telefones com o sistema Android. Por questões de segurança, somente aplicativos oficiais de governos e órgãos de saúde podem implementar a tecnologia. A Apple preferiu liberar o iOS 13.5 apenas para desenvolvedores neste momento para garantir que a API funcione corretamente antes de lançar a atualização para o público.
A Apple e a Google reforçam que a localização exata dos usuários e outros dados pessoais não serão coletados ou compartilhados com as autoridades. Uma página no site da Apple mostra detalhes técnicos sobre o funcionamento da tecnologia, visando a transparência e a privacidade.
Não há previsão para que o iOS 13.5 seja disponibilizado para todos os usuários, mas provavelmente isso acontecerá já nas próximas semanas. No caso do sistema operacional Android, a Google também liberou uma atualização para desenvolvedores.