AtualizaçõesiOS

Apple libera versão de testes do iOS 14.2 para desenvolvedores com Shazam integrado

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Não, você não leu errado. A Apple liberou na noite de ontem (17) a primeira versão de testes do iOS 14.2 — sem mesmo ter existido um iOS 14.1 A nova versão do sistema operacional do iPhone e iPad, que veio dias depois do iOS 14 ser lançado para o público, traz uma nova integração com o Shazam na Central de Controle, novos controles de reprodução de mídias, detecção de pessoas e mais.

Uma das principais mudanças do iOS 14.2 é o novo botão do Shazam na Central de Controle. Com apenas um toque, o usuário pode rapidamente identificar músicas em qualquer lugar sem mesmo ter o aplicativo do Shazam instalado — vale lembrar aqui que o Shazam foi adquirido pela Apple em 2018. Com a atualização instalada, basta acessar as configurações da Central de Controle no app Ajustes do iOS para ativar o botão do Shazam.

No entanto, essa é apenas uma das novidades do iOS 14.2, já que a Apple também repaginou os controles de reprodução de mídia na Central de Controle com a nova versão do sistema. Agora ficou ainda mais fácil para ver e controlar todos os alto-falantes e televisores com tecnologia AirPlay na casa.

Os controles de reprodução de mídia na Central de Controle agora também mostram algumas sugestões quando nada está sendo reproduzido. Ao terminar de ouvir o episódio de um podcast, por exemplo, outros podcasts serão sugeridos na Central de Controle — e você pode reproduzi-los ali mesmo.

Ao tocar no botão do AirPlay dentro de um aplicativo como o Apple Music, o menu de dispositivos agora é exibido em uma janela menor ao invés de ocupar a tela toda, como é possível notar na imagem abaixo.

Outro recurso interessante adicionado ao iOS 14.2 é a opção “Detecção de Pessoas” no aplicativo Lupa, que está disponível como uma ferramenta de acessibilidade que usa a câmera do dispositivo para ajudar pessoas com problemas de visão.

Com a opção ativada, o aplicativo Lupa usa a realidade aumentada para mostrar a distância entre você e outras pessoas.

Para aqueles que adoram notar os pequenos detalhes no sistema, o ícone do aplicativo Watch foi atualizado com a recém-anunciada pulseira Solo Loop, que não possui qualquer tipo de fecho. Anteriormente, o ícone mostrava um Apple Watch com uma pulseira esportiva tradicional.

É importante ressaltar que o watchOS 7.1 beta, que também foi liberado ontem para desenvolvedores, não possui alguns dos novos mostradores incluídos na versão final do watchOS 7 que foi lançada nesta semana para todos os usuários. Se você quer continuar usando os novos mostradores do Apple Watch, é melhor não instalar a primeira versão de testes do watchOS 7.1.

A Apple não disse quando o iOS 14.2 estará disponível, como também não comentou nada sobre um possível iOS 14.1 em breve.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.