Em uma ação bem inesperada, a Apple anunciou hoje (11) em parceria com a Microsoft uma nova versão do aplicativo do iCloud para Windows 10. O comunicado oficial diz que a novidade foi apresentada com a intenção de melhorar a experiência de uso do serviço de nuvem da Apple também em PCs.
O Utilitário do iCloud para Windows não é exatamente algo novo — ele já existe há vários anos, na verdade. Mas agora a Apple finalmente decidiu realizar uma série de otimizações para a ferramenta funcionar melhor no sistema concorrente. Um dos destaques é que o novo app do iCloud utiliza a tecnologia de “placeholders” do próprio Windows 10, que consiste em exibir todos os arquivos no computador mas transferir apenas aqueles que são utilizados pelo usuário.
Além do iCloud Drive disponível diretamente no Windows Explorer, o Utilitário do iCloud também sincroniza a biblioteca de fotos, emails, eventos do calendário e até mesmo os favoritos do Safari com outros navegadores. O compartilhamento de arquivos do iCloud também foi adicionado ao novo app.
A ferramenta é gratuita e pode ser transferida por meio da Microsoft Store. É necessário ter um computador com a versão mais recente do Windows 10 para instalar o aplicativo.