Em comemoração ao Mês da História Negra, a Apple lançou nesta quarta-feira (26) uma nova pulseira e também um novo mostrador de Apple Watch com o tema “Black Unity”, ou “União Negra”. Essa é a segunda vez que a empresa realiza a campanha, que começou em 2021 com uma edição especial do Apple Watch Series 6.
Neste ano, tanto a nova pulseira e o mostrador do tema “Black Unity” são inspirados no afrofuturismo — termo utilizado para representar um movimento que “aborda a experiência da diáspora africana a partir da perspectiva da ciência, tecnologia e autoempoderamento”. A Apple diz que o tema é uma “homenagem às gerações negras vistas e ignoradas e destaca a necessidade de mais equidade no mundo”.
A pulseira “Black Unity” de 2022, compatível com todos os modelos de Apple Watch, segue o modelo Loop Solo Trançada que não tem ajustes e é vendida em tamanhos específicos. Já o novo mostrador “Luzes de União” traz as cores da bandeira pan-africana com um efeito de luzes gerado por tecnologia ray-tracing 2D e pode ser configurado no Apple Watch Series 4 em diante.
No Brasil, a nova pulseira do Apple Watch já pode ser adquirida por R$1.149 na loja oficial da Apple. Já o mostrador temático pode ser adicionado através do aplicativo Watch no iPhone – é preciso ter a versão mais recente do iOS e watchOS para adicioná-lo. Além da pulseira e mostrador, a empresa disponibilizou em seu site novos planos de fundo “Black Unity” para iPhone, iPad e Mac.
A Apple destaca também uma série de iniciativas da empresa para ajudar na luta pela justiça e equidade racial. O Apple Music contará com uma programação e playlists especiais de Hip-Hop e R&B, enquanto o Apple Podcasts terá em destaque vários programas relacionados com o tema. Outros conteúdos ligados ao Mês da História Negra também serão destacados na App Store, Apple TV e Apple Fitness+.