DestaquesGeralMac

Apple lança novo iMac e surpreende com seu visual

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iMac, desktop All-in-One (tudo em um) da Apple recebeu ontem sua maior atualização, desde 2010 o visual do computar se mantinha a cada atualização. Com um hardware poderoso e um design extremamente fino, a Apple surpreendeu a todos no evento do dia 23 de outubro.

 A borda do iMac agora é incrívelmente fina, tem apenas 5 milímetros de espessura. Segundo a Apple, o volume da máquina foi reduzido em cerca de 40%.

A tela do novo iMac foi completamente redesenhada. Com um processo chamado de “laminação” foi possível reduzir o tamanho do display em 5 milímetros, além disso, o espaço que ficava entre o LCD e o vidro foi totalmente removido, assim a tela fica bem mais próxima do usuário, garantindo melhores imagens. Com a laminação, a tela do novo iMac também teve os reflexos da luz reduzidos em 75%. Outro processo chamado de “deposição de plasma” foi utilizado para revestir o vidro do iMac com camadas finas e precisas de dióxido de silicone e pentóxido de nióbio, assim os reflexos foram reduzidos sem afetar as cores exibidas.

Quem esteve presente no local do evento e pode testar o novo iMac garantiu que a tela é incrível, com uma qualidade similar a tela Retina dos novos MacBooks Pro e do iPhone 5.

Porém o visual não foi o único a receber melhorias significativas, o desempenho do novo iMac também foi grandemente melhorado. Ele conta com a terceira geração dos processadores Intel Core i5 quad-core (com velocidade de clock de até 3,2GHz) e Core i7 quad-core (até 3,4GHz).

O novo chip gráfico da NVIDIA GeForce com arquitetura Kepler apresenta gráficos até 60% melhores, exibindo mais quadros por segundo, o que melhora muito o desempenho de jogos 3D e o uso de programas pesados como editores de vídeos e imagens. O modelo básico do novo iMac contém uma GeForce GT 640M com 512MB de memória gráfica, já o modelo mais caro de 27 polegadas possui uma GeForce GTX 675MX com 1GB de memória gráfica, e com opção de uma GTX 680MX com 2GB comprando pela Apple Store Online.

Outra novidade é o Fusion Drive, que combina um disco HDD com um disco SSD em um único disco virtual. O Mac OS X, os aplicativos e documentos mais utilizados são executados pelo disco SSD para rodarem com maior velocidade, enquanto os outros ficam no HDD, com maior espaço.

A nova câmera FaceTime HD 720p também está presente no novo iMac, além de novas entradas USB 3.0 e Bluetooth 4.0.

Nos Estados Unidos, o modelo de entrada passou a custar $1299, já no Brasil o preço é bem salgado, R$6199, um grande aumento comparado ao preço do modelo anterior (R$3999).

O modelo de 21.5 polegadas estará disponível em grande parte dos países (incluíndo o Brasil) a partir de novembro, o modelo de 27 polegadas só chega ao mercado em dezembro.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.