De surpresa, a Apple acaba de liberar para todos os usuários o iOS 9.3.5, algumas semanas após ter liberado o iOS 9.3.4. A atualização não traz novidades e foi criada exclusivamente para corrigir uma brecha de segurança grave encontrada no sistema que permitia o acesso de pessoas mal-intencionadas aos contatos, mensagens de texto, emails e até mesmo ligações do usuário.
De acordo com o The New York Times, o grupo israelita NSO Group — especializado em criar programas maliciosos — desenvolveu uma ferramenta capaz de rastrear silenciosamente diversas informações dos aparelhos da Apple. Além de coletar dados pessoais como mensagens e emails, a ferramenta também era capaz de copiar todas as senhas e até mesmo capturar o áudio do microfone. Assim que a Apple soube da brecha, há cerca de 10 dias, começou a trabalhar na atualização do iOS que foi liberada hoje.
Para atualizar o sistema, abra o aplicativo Ajustes no iPhone, iPod touch ou iPad e vá até o menu Geral. Depois, selecione a opção Atualização de Software. Quem preferir, também pode transferir e instalar a atualização por meio do iTunes no computador. Lembre-se antes de fazer um backup completo das informações contidas no dispositivo antes de instalar qualquer atualização.