A Apple começou a testar um novo sistema de login via Face ID e Touch ID no site do iCloud e do ID Apple. Disponível no iOS 13 e macOS Catalina, os usuários das versões de testes dos sistemas operacionais já podem utilizar o novo método através do site beta.icloud.com para acessar a conta sem a necessidade de digitar as credenciais.
Assim como em compras na App Store, uma tela aparece na parte inferior esperando o método de autenticação do usuário. Após confirmado, é possível utilizar os serviços atrelados ao ID Apple normalmente. Por meio desse sistema, em nenhum momento o e-mail e a senha são inseridos no campo de texto. Ou seja, toda a etapa de login é mais rápida e segura.
Desde a WWDC19, a Apple vem mostrando seu esforço em relação a privacidade de seus usuários. Com o anúncio do Início de sessão com a Apple, a empresa revelou que deseja expandir seus serviços para além de suas plataformas proprietárias.
O novo método permite que usuários utilizem seu ID Apple para autenticar em aplicativos de terceiros e em páginas da internet que tenham sido atualizados para suportar a função. Os dados recebidos pelo desenvolvedor na hora do login utilizam um identificador exclusivo e aleatório, o que permite que o usuário mantenha a privacidade dos seus dados sem compartilhá-los.
Vale lembrar que o iOS 13 e o macOS Catalina estão em fase de testes e só devem ser liberados para todos os usuários no final deste ano.