Após a prévia deste fim de semana e vários rumores, a Apple confirmou na manhã de hoje (17) que o Apple Music ganhará músicas no formato Lossless e também em Áudio Espacial com Dolby Atmos. As novidades estarão disponíveis em breve para todos os assinantes do serviço de streaming de músicas da Apple.
O Áudio Espacial, que já está disponível para usuários de AirPods Pro e AirPods Max através de vídeos compatíveis, chegará agora ao Apple Music para faixas selecionadas que foram gravadas em Dolby Atmos. Com isso, as músicas passam a ter um “efeito 3D” com profundidade do som.
Outra novidade é o formato Lossless que chega agora ao Apple Music. Este formato, também conhecido como áudio HiFi, traz arquivos de som com baixa compressão. Isso significa que o usuário poderá ouvir as músicas com um nível muito maior de detalhes, desde que utilize fones de ouvido ou caixas de som compatíveis com a tecnologia. As músicas em Lossless estarão disponíveis em três formatos:
- 16 bit em 44.1 kHz
- 24 bit em 48 kHz
- 24 bit em 192 kHz
Inicialmente, cerca de 20 milhões de músicas já estarão disponíveis em formato Lossless no Apple Music. A Apple promete que até o final do ano, todo o catálogo poderá ser reproduzido em baixa compressão. Já o Áudio Espacial com Dolby Vision será disponibilizado em músicas selecionadas, incluindo algumas de J Balvin, Gustavo Dudamel, Ariana Grande, Maroon 5, Kacey Musgraves e The Weeknd.
Vale lembrar mais uma vez que tanto o formato Lossless quanto Áudio Espacial com Dolby Atmos estarão disponíveis para todos os assinantes do Apple Music sem a necessidade de uma assinatura adicional. Os recursos serão lançados para todos os usuários em junho com o iOS 14.6.