Após o anúncio em maio deste ano, a Apple liberou nesta semana o Apple Music Lossless e músicas em Áudio Espacial com Dolby Atmos para os assinantes do serviço de streaming da empresa. Com isso, os usuários agora têm acesso a um catálogo de músicas em altíssima qualidade e também com efeitos de tridimensionalidade.
O Áudio Espacial chega ao Apple Music para faixas selecionadas que foram gravadas em Dolby Atmos. Com isso, as músicas passam a ter um “efeito 3D” com profundidade do som. É importante, porém, não confundir com o mesmo Áudio Espacial disponível para alguns vídeos em que o som segue o movimento da cabeça do usuário.
Outra novidade do Apple Music é o formato Lossless. Este formato, também conhecido como áudio HiFi, traz arquivos de som com baixa compressão. Isso significa que o usuário pode ouvir as músicas com um nível muito maior de detalhes, desde que utilize fones de ouvido ou caixas de som compatíveis com a tecnologia.
A Apple disponibiliza arquivos Lossless em três compressões diferentes:
- 16 bit em 44.1 kHz
- 24 bit em 48 kHz
- 24 bit em 192 kHz
Os novos recursos estão disponíveis tanto para usuários no iOS 14.6 em diante quanto no iOS 15. Para saber se um álbum ou música são compatíveis com as tecnologias, basta procurar pelas marcas “Dolby Atmos” e “Lossless” dentro do aplicativo Música. Certifique-se também de que as respectivas opções estão habilitadas nos Ajustes de Música do iOS.
Vale notar que, para ouvir músicas em qualidade Lossless, é preciso ter uma boa caixa de som ou fone de ouvido premium conectado ao dispositivo por fio. Para reproduzir a qualidade máxima do Lossless, é necessário o uso de um conversor de áudio digital para analógico (DAC). Fones Bluetooth não são compatíveis com Lossless.
Já o Áudio Espacial pode ser habilitado para qualquer fone de ouvido, porém a Apple recomenda o uso dos AirPods ou Beats para uma melhor experiência. Tanto as músicas Lossless quanto em Áudio Espacial estão disponíveis para todos os assinantes do Apple Music sem custo adicional.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Apple.