Apple Music

Apple Music ganha versão web com o fim do iTunes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após mais de 18 anos, a Apple confirmou que o iTunes deixará de existir. O famoso reprodutor de músicas da empresa foi substituído pelo aplicativo do Apple Music no macOS Catalina, que será lançado em breve para todos os usuários. Com o iTunes descontinuado, a Apple anunciou hoje (5) uma versão web do Apple Music que pode ser acessada pelo navegador de qualquer dispositivo.

O serviço já está disponível para todos no endereço beta.music.apple.com, porém a Apple ressaltou ao TechCrunch que o site do Apple Music ainda se encontra em fase de testes, por isso alguns recursos podem não funcionar corretamente neste momento. Mesmo assim, já é possível acessar toda a biblioteca de músicas, sugestões, estações de rádio e playlists.

A Apple deve solicitar eventualmente feedbacks dos usuários para aprimorar e corrigir o novo site do Apple Music. O interessante é que o site foi adaptado para celulares e tablets, já está totalmente traduzido para o Português do Brasil e também é compatível com o tema escuro do iOS 13 e macOS Catalina.

Ao menos por enquanto, é preciso já ter uma assinatura ativa do Apple Music para utilizar a versão web, porém a própria Apple já confirmou que será possível assinar o serviço pelo site no futuro, sem depender de um aparelho com o app instalado.

O site certamente é uma ótima alternativa para que ainda mais pessoas tenham acesso ao Apple Music. Ao mesmo tempo, também facilita o uso em computadores de terceiros, já que não é preciso sair da conta do aplicativo do sistema ou instalar outros programas para acessar o Apple Music na web. Recentemente, a Apple também reformulou o site do iCloud.

Vale lembrar ainda que o iTunes continuará funcionando para usuários de Windows ou versões antigas do macOS, porém a Apple não atualizará mais o aplicativo com futuras novidades. Estes usuários agora podem acessar o site para utilizar o Apple Music com uma experiência melhor.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.