O Natal certamente é uma das épocas do ano que mais movimenta o comércio em diversos países, com muitas pessoas comprando seus presentes para as festividades. E, falando em presentes, quem costuma liderar a lista dos desejos de Natal há anos é a Apple com seus dispositivos — e não foi diferente em 2015. De acordo com um relatório da empresa de análises Flurry Insights — do Yahoo! — a Apple foi responsável pela venda de 49,1% dos eletrônicos na época do Natal.
A análise, que foi realizada entre os dias 19 e 25 de dezembro, mostra que os produtos da Apple lideraram as vendas de eletrônicos na semana do Natal, com 49,1%. A Samsung, que ficou em segundo lugar, teve 19,8% das vendas no mesmo período — número distante do resultado obtido pela Apple. Em seguida, vem a Nokia, LG e Xiaomi, com menos de 2% cada.
Curiosamente, a análise também mostra outro fato curioso, relacionado ao tamanho dos dispositivos. Em comparação com os dois anos anteriores, as vendas de telefones com tela grande — Phablets — aumentaram consideravelmente, saltando de 4% em 2013 para 27% em 2015. Nessa categoria estão inclusos aparelhos como os iPhones Plus e Galaxy Note. Já a venda dos aparelhos menores, como o iPhone 5s, e até mesmo dos tablets, como o iPad, continuam caindo.
A Apple investiu muito este ano em campanhas de Natal para seus produtos e serviços, principalmente nos Estados Unidos, com Gift Cards para o Apple Music e o novo plano de troca de iPhones. E há quem diga que a Apple está na pior.