A Apple anunciou nesta segunda-feira (28) uma nova geração do iMac, o computador tudo-em-um da marca. Com o mesmo design da geração passada, o iMac ganhou o mesmo chip M4 do iPad Pro lançado no início do ano, além de algumas outras novidades.
O que há de novo no iMac M4
Por fora, o novo iMac é praticamente idêntico ao seu antecessor. A Apple manteve a tela de 24 polegadas com resolução 4.5K e bordas brancas ao redor do painel. Há novas opções de cores, embora elas também sejam bastante parecidas com as cores da versão anterior.
A principal novidade aqui é o chip M4, que foi apresentado com a geração mais recente do iPad Pro e agora chega aos Macs pela primeira vez. O M4 possui até 10 núcleos de processamento e mais 10 núcleos gráficos. O novo Neural Engine é capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, tornando o M4 o primeiro chip da Apple criado especificamente para tarefas de inteligência artificial.
O chip M4 é mais poderoso que o M3, presente na versão anterior do iMac, porém chega a ser duas vezes mais rápido que o chip M1 utilizado no iMac de 2021. Além disso, o iMac agora conta com 16GB de memória RAM por padrão, ao invés de 8GB.
Apesar da tela de mesma resolução, a Apple adicionou ao novo iMac uma opção de vidro fosco “nano-texture” que reduz consideravelmente os reflexos. Há ainda uma nova câmera embutida com Center Stage para enquadrar automaticamente pessoas na imagem.
Preço e disponibilidade
Ainda sem data para ser lançado no Brasil, a Apple já confirmou que o iMac M4 chegará por aqui em breve custando a partir de R$15.499 em sua versão de entrada com chip de 8 núcleos, 16GB de RAM e SSD de 256GB. Nos Estados Unidos, a pré-venda começou hoje e o lançamento está marcado para o dia 8 de novembro.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.