A Eurasian Economic Commission (EEC) é o órgão é responsável por homologar e autorizar a venda de dispositivos eletrônicos em países da Europa, similar ao que a Anatel faz no Brasil. Por lá, as empresas precisam registrar os produtos com antecedência para garantirem o lançamento junto aos Estados Unidos, e isso inclui a Apple. Hoje (11), a Eurasian publicou a documentação de novos modelos de iPhone e iMac, corroborando alguns rumores recentes sobre os planos da Apple.
Foram registrados oito novos modelos de iPhone, sendo eles identificados pelos códigos: A2176, A2172, A2341, A2342, A2403, A2407, A2408 e A2411. Muito provavelmente, todos esses modelos são versões dos novos iPhone 12 e iPhone 12 Pro que serão lançadas no final deste ano. Vale lembrar que cada iPhone costuma ter mais de um modelo disponível por conta das diferentes frequências da rede 4G pelo mundo.
Rumores sugerem que a Apple lançará quatro novos iPhones no segundo semestre de 2020, sendo duas versões do iPhone 12 e duas versões do iPhone 12 Pro — cada uma com tamanho de tela diferente. Com o registro de oito novos modelos, é provável que cada novo iPhone esteja disponível em duas configurações para funcionar com diferentes redes 4G e, pela primeira vez, redes 5G.
Curiosamente, a Apple também registrou na Eurasian um único novo iMac identificado como “A2330”. Em meio aos rumores de que a empresa pretende anunciar um iMac redesenhado neste mês, o registro corrobora ainda mais essa possibilidade. O fato de que apenas um novo modelo de iMac foi registrado, porém, aumenta as especulações de que nem todas as versões disponíveis do computador tudo-em-um da Apple serão atualizadas agora.
Como relatamos nesta semana, o iMac com tela de 27 polegadas está estoque reduzido em todo o mundo, incluindo o Brasil, porém os modelos com tela de 21.5 polegadas seguem disponíveis normalmente. Isso pode indicar que a Apple irá primeiro apresentar um modelo maior redesenhado, para depois atualizar a versão menor. A empresa frequentemente faz isso com a linha de MacBook, por exemplo.
Caso os rumores estejam certos, saberemos mais sobre o novo iMac na WWDC 2020, que começa no dia 22 de junho.
Com informações de 9to5Mac.