AcessóriosRumores

Bloomberg: Apple só deve lançar óculos de realidade aumentada em 2023

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Muito se fala sobre o tal óculos de realidade aumentada da Apple, mas os detalhes ainda são muito superficiais e parece que ainda há muito o que ser feito no desenvolvimento do produto. De acordo com um novo relato da Bloomberg, esses óculos inteligentes não devem chegar às lojas antes de 2023.

De acordo com fontes da agência de notícias, a Apple tem acelerado os trabalhos relacionados com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) por conta dos dispositivos que serão lançados no futuro. Atualmente, parte dessas tecnologias que serão usadas de base para os óculos estão presentes nos atuais iPhones, iPads e Macs.

Entre 2021 e 2022, a companhia pretende lançar um acessório múltiplo de realidade aumentada e virtual voltado para jogos, consumo de vídeos e até mesmo videoconferência. Já os óculos de realidade aumentara, que vão permitir o uso de aplicativos diretamente nas lentes, só devem ser anunciados em 2023. Rumores sugerem que a Apple pretendia apresentar esses produtos entre este e o próximo ano, mas os projetos atrasaram.

Além dos avanços no ARKit que já estão disponíveis para todos os usuários no iOS 13, a versão mais recente do sistema operacional do iPhone e iPad conta com um aplicativo secreto que é utilizado pelos engenheiros da Apple para testarem as tecnologias dos novos óculos. Isso reforça que de fato planejavam lançá-los em breve.

Com a realidade aumentada, o usuário pode interagir virtualmente com cenários do mundo real. Já a realidade virtual, como o nome sugere, é mais imersiva e isolada. Além de vários apps e jogos que utilizam essas tecnologias atualmente, também é possível encontrá-las em situações comuns do dia a dia, como ao tirar uma foto em Modo Retrato, enviar um Animoji ou usar o Face ID.

Até lá, a Apple deve aprimorar ainda mais a experiência desses recursos em seus outros dispositivos. Segundo a Bloomberg, uma nova geração do iPad Pro será lançada no início de 2020 com câmera traseira de duas lentes e um sensor 3D nunca utilizado até então. Os iPhones que serão lançados no final de 2020 também vão ganhar o sensor 3D para mapear o ambiente com mais precisão. Futuramente, esse mesmo sensor estará presente nos óculos da empresa.

Mais detalhes sobre o assunto podem ser encontrados na matéria original (em inglês).

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.