A Apple têm investido muito em sua tecnologia de feedback tátil, que consiste em emitir vibrações customizadas de acordo com interações do usuário para simular cliques reais. O que começou no Apple Watch agora está presente também no Mac e no iPhone — e em breve pode chegar aos teclados da empresa. Uma nova patente registrada neste ano revela as intenções da Apple de criar um teclado virtual com feedback tátil.
De acordo com a patente, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de vibrar em partes específicas de uma superfície conforme os toques do usuário. Assim, a sensação não será de tocar em algo fixo, mas sim em uma peça com movimentos. O documento menciona também que é possível causar atrito por meio de energia eletrostática para simular a sensação de sentir cada uma das teclas individualmente.
Em resumo, o tal teclado virtual pretende oferecer uma experiência similar de uso ao que já existe atualmente com partes mecânicas. Uma tecnologia similar já existe nos MacBooks, porém aplicada no trackpad. O que antes era um enorme botão que afundava para registrar os cliques agora identifica a pressão do toque para reproduzir as ações no sistema. Por meio de motores de vibração customizados, a sensação é de estar clicando em um trackpad normal, mesmo com a peça sendo imóvel.
Em 2016, a Apple retirou as teclas de função do MacBook Pro para substituí-las pela Touch Bar — uma faixa de tela OLED sensível ao toque que exibe botões diferentes em cada aplicativo. Muitos usuários, porém, reclamam da falta da sensação tátil e também da facilidade de esbarrar em outras opções por engano, já que não há detecção de força na Touch Bar.
Ao mesmo tempo, diante de vários problemas com o teclado do MacBook e em uma corrida para deixar os aparelhos cada vez mais finos, ter o teclado inteiro substituído por uma enorme tela pode acabar com esses defeitos e ainda oferecer uma experiência completamente nova para o uso do computador. Isso pode ser aplicado até mesmo na tela do iPad, que já oferece um teclado virtual.
O registro da patente, porém, não quer dizer que isso irá acontecer em breve. Muitas patentes registradas sequer são aplicadas em algum produto ou levam anos até chegarem em um dispositivo real. Alguns rumores sugerem que a Apple irá lançar em breve um novo MacBook Pro redesenhado, mas nada irá mudar nesse aspecto.