Assim como já havia sido prometido pela Apple anteriormente, o Apple Pay — serviço de pagamentos móveis da empresa — foi liberado hoje na Espanha para os clientes do Santander e American Express, sendo o 13º país a receber o recurso. Além destes bancos, os cartões de crédito da rede Carrefour e débito da Ticket Restaurant também já vão funcionar com o Apple Pay por lá.
Inicialmente, mais de 20 grandes redes de lojas da Espanha já irão aceitar pagamentos com o Apple Pay, incluindo C&A, Carrefour, Sephora, Starbucks e Zara. A página no site oficial da Apple também menciona que as lojas físicas da Fnac devem receber pagamentos com o serviço em breve. Vale lembrar que, apesar da Apple estabelecer parcerias com as grandes marcas, o Apple Pay funciona em qualquer máquina de cartão com a tecnologia NFC habilitada.
Para quem não conhece o recurso, o Apple Pay permite que os usuários façam pagamentos nas lojas físicas com cartões de crédito e débito apenas encostando o iPhone ou o Apple Watch na máquina, sem precisar estar com o cartão na mão. Também é possível efetuar compras com um toque dentro de aplicativos e sites da internet com o Apple Pay, funcionando também com iPads e Macs.
Além da Espanha, o Apple Pay também já está disponível na Austrália, Canadá, China, Cingapura, Estados Unidos, França, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia e Suíça. Alguns rumores começaram a circular na internet no início deste ano sugerindo que o Apple Pay seria lançado no Brasil ainda em 2016, porém não foi o caso. Resta agora aguardar para que o recurso seja liberado aqui, algo que provavelmente só deve acontecer em 2017.