A Apple sempre foi muito rígida com a política de reparo de seus produtos. Até então, somente os Centros Autorizados de Reparo (AASP) recebem peças originais para substituí-las sem anular a garantia dos dispositivos. Isso, porém, mudará em breve. A empresa de Cupertino anunciou hoje (29) que passará a oferecer componentes originais para assistências técnicas independentes, isto é, que não são oficialmente parceiras da marca.
De acordo com Jeff Williams, diretor de operações da Apple, a ideia é permitir que mais pessoas tenham acesso aos componentes originais e certificados para o iPhone, iPad, Mac e outros aparelhos (embora inicialmente o programa seja válido só para o iPhone). A Apple disponibilizará toda a estrutura necessária para que essas assistências possam prestar serviços de qualidade que não comprometam a segurança do usuário.
“Para atendermos às necessidades dos nossos clientes, facilitaremos o acesso aos mesmos recursos dos Centros Autorizados de Reparos da Apple para assistências independentes. Quando um reparo se torna necessário, o consumidor precisa ter a certeza de que o serviço será feito corretamente. Acreditamos que reparos seguros e confiáveis só podem ser feitos por técnicos treinados utilizando peças genuínas que foram rigorosamente testadas.”
Embora não tenha comentado, as restrições da Apple diante dos reparos voltaram a ser questionadas recentemente quando um iPhone explodiu em uma assistência não autorizada. No caso em questão, a bateria original foi substituída por uma paralela, que não oferece o mesmo nível de segurança. Vários usuários alegam que recorrem aos meios não oficiais por conta do preço e também disponibilidade, já que em algumas cidades não há Centros Autorizados de Reparos da Apple.
Com isso, várias assistências independentes vão poder oferecer aos seus clientes peças de qualidade que foram certificadas pela própria Apple. Para participar do programa, as assistências precisam se inscrever gratuitamente no site da Apple e também cumprir algumas exigências da empresa. Diante da aprovação, a assistência independente irá receber componentes, ferramentas e até mesmo treinamentos da Apple.
Neste momento, o programa começa a valer em fase piloto apenas nos Estados Unidos, mas a Apple já prometeu que expandirá essa ação para outros países em breve. A empresa também ressaltou que está trabalhando para aumentar ainda mais o número dos Centros Autorizados de Reparos da Apple ao redor do mundo.