Durante o evento especial de ontem (20), a Apple anunciou novidades para o aplicativo Podcasts — que faz parte do iPhone, iPad e outros dispositivos da empresa. Além de uma nova interface, o Apple Podcasts oferecerá pela primeira vez assinatura paga de podcasts com conteúdo exclusivo.
Essa assinatura não será exatamente um serviço como o Apple Music ou Apple TV+ que dá acesso a um catálogo diferenciado, mas sim assinaturas individuais para podcasts específicos. Os criadores de conteúdo podem agora cobrar um valor mensal para que o usuário tenha acesso a conteúdos bônus, episódios exclusivos sem propaganda e até mesmo lançamentos antecipados.
Segundo a Apple, a ideia visa incentivar ainda mais a criação de conteúdo em áudio, já que os podcasters — como são chamados aqueles que criam podcasts — não possuem nenhuma remuneração direta. Com isso, a empresa acredita que ficará mais fácil monetizar os podcasts.
Os interessados em oferecerem podcasts pagos através do Apple Podcasts devem se cadastrar no programa Apple Podcasts for Creators, que requer uma assinatura anual de R$109,90. Assim como na App Store, a Apple ficará com uma comissão de 30% do valor de cada assinatura, número que cai para 15% para assinaturas recorrentes com mais de um ano.
A versão atualizada do Apple Podcasts traz uma busca aprimorada que permite explorar os podcasts por categoria e filtrá-los apenas pela biblioteca pessoal do usuário. O aplicativo também foi repaginado para deixar as sugestões de conteúdo em mais evidência. As novidades fazem parte do iOS 14.5, que será lançado para o público na próxima semana.
Já os podcasts por assinatura serão disponibilizados para os usuários em maio. O recurso estará disponível em mais de 170 países, incluindo o Brasil — conforme confirmado pela própria Apple ao iHelp BR.