Os rumores sobre a próxima geração do iPhone começaram bem cedo, antes mesmo do iPhone 7 ser anunciado oficialmente, e continuam com toda a força na internet. Desta vez, Ming-Chi Kuo, famoso analista de segurança da KGI com ótimas fontes na Apple, disse ao site MacRumors que a empresa está trabalhando em uma tecnologia de reconhecimento facial para integrar ao Touch ID do “iPhone 8”.
Baseado nas várias patentes sobre reconhecimento facial que a Apple registou nos últimos anos, Kuo acredita que a ideia inicial é substituir a identificação biométrica completamente pela nova tecnologia. Porém, como ainda existem muitos desafios técnicos para fazer o reconhecimento funcionar perfeitamente, pode ser que a empresa acabe juntando de alguma forma o recurso com o já existente Touch ID.
“A julgar pelas patentes de bio-reconhecimento que a Apple solicitou, acreditamos que tudo caminha para a tecnologia de reconhecimento facial ao invés de escaneamento da íris. No entanto, observamos que os desafios técnicos do reconhecimento facial incluem: (1) algoritmos; (2) design de hardware; E (3) a construção de um banco de dados para a verificação e autenticação, o que pode levar muito tempo. Como tal, antes que a Apple possa substituir completamente o sistema de impressão digital pelo reconhecimento facial, uma combinação das duas etapas de bio-reconhecimento poderia ser uma solução válida para aumentar a segurança das transações.”
É possível que, em alguns casos, o Touch ID exija uma “verificação de dois passos” utilizando o reconhecimento facial, como por exemplo ao efetuar uma compra na App Store ou em algum site ou aplicativo com o Apple Pay. Além disso, o analista reforça que a Apple também está correndo para desenvolver uma forma funcional de implementar o sensor do Touch ID diretamente na tela do aparelho, dispensando assim completamente o botão Início — um dos principais rumores sobre os novos iPhones deste ano.
Vale lembrar que, por enquanto, tudo não passa de rumores iniciais, e os planos da Apple podem mudar a qualquer momento até meados do ano, quando começa a produção em grande escala dos aparelhos. Espera-se que a Apple irá anunciar oficialmente a nova edição especial de 10 anos do iPhone em setembro.