DestaquesMacRumores

Apple pretende concluir plataforma universal de apps entre iOS e macOS até 2021

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Em junho do ano passado, na WWDC 2018, a Apple anunciou com o macOS Mojave a primeira fase do projeto que é internamente chamado de “Marzipan”. A ideia, basicamente, é permitir que aplicativos feitos para iPad sejam facilmente adaptados para Mac. Neste momento, apenas a própria Apple está testando a novidade, mas isso deve mudar em breve.

Mark Gurman, da Bloomberg, disse hoje que a plataforma universal de aplicativos entre os sistemas iOS e macOS deve ficar pronta até 2021. De acordo com suas fontes, a segunda fase do “Marzipan” será apresentada já neste ano, na WWDC 2019.

Aplicativo Bolsa do macOS Mojave é um dos que foram convertidos do iOS para Mac com a nova tecnologia. Imagem: Apple

Com a próxima versão do macOS, qualquer desenvolvedor poderá converter seus aplicativos criados para o iPad, de forma que funcionem nos computadores da Apple. Esses aplicativos ainda vão ser separados em suas respectivas lojas, porém não será necessário refazer todo o código para executá-lo nos dois sistemas. Com apenas alguns ajustes, os apps do iPad estarão prontos para o macOS.

O motivo de restringir a conversão aos apps iPad, segundo Gurman, é a proximidade do tamanho da tela entre o tablet e os computadores. Os engenheiros da Apple estariam com dificuldades para extender o projeto aos aplicativos exclusivos de iPhone, que são muito menores por conta do tamanho dos dispositivos. A meta é permitir que qualquer aplicativo de iOS seja convertido para o macOS até 2020.

Quando a tecnologia já estiver em pleno funcionamento, a Apple deve finalmente unificar os aplicativos em uma única loja. Dessa forma, será possível lançar um único app compatível com iPhone, iPad e Mac. Ao comprar um aplicativo universal, por exemplo, ele ficará disponível para ser instalado nos três dispositivos. Com base nas informações da Bloomberg, isso só deve acontecer em 2021.

A novidade deve impulsionar o mercado de aplicativos voltados para os Macs. Mesmo com todos os esforços da Apple para repaginar a App Store do macOS no ano passado, os desenvolvedores perdem cada vez mais o interesse na plataforma. Além das restrições, o Mac não possui tantos usuários quanto os dispositivos com iOS.

Dessa forma, várias empresas preferem não gastar ainda mais tempo e recursos investindo em apps que não serão amplamente utilizados. Vários aplicativos famosos como o Twitter para Mac foram descontinuados justamente por esse motivo. Com a possibilidade de apenas migrar os apps do iPad para o computador, muitos desenvolvedores devem reconsiderar a decisão de abandonar o Mac.

Além disso, a própria Apple irá se beneficiar com a possibilidade de atualizar os aplicativos do iOS e macOS ao mesmo tempo. Muitos usuários reclamam que alguns apps nativos do Mac foram “abandonados”. É o caso do Mensagens, que não oferece nenhum dos recursos extras do iMessage no Mac, incluindo os adesivos e efeitos de tela.

Tudo indica que a WWDC 2019 acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho de 2019.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.