Parece que a Apple finalmente se incomodou com a existência do jailbreak, a ferramenta que destrava o sistema operacional do iPhone e do iPod touch para modificações de terceiros. Pela primeira vez desde 2007, o jailbreak foi citado em um artigo oficial de suporte da empresa.
O site da Apple agora avisa que essas modificações não autorizadas do iPhone OS causam instabilidades outros problemas nos aparelhos.
“Alguns consumidores não entenderam o risco de instalar softwares que fazem modificações não autorizadas no iPhone OS (”jailbreaking”) em seu iPhone ou iPod touch. Usuários que fizeram tais modificações encontraram numerosos problemas em seu iPhone ou iPod touch hackeado“.
De acordo com a empresa, apps fecham sozinhos, ligações são interrompidas, a conexão com a internet fica mais lenta e serviços como notificações deixam de funcionar ao desbloquear o sistema. O artigo também menciona que fazer jailbreak reduz a segurança do iPhone OS e impede que o sistema seja atualizado.
Embora o jailbreak realmente tenha seus problemas, a Apple parece ter feito o texto mais para assustar alguns usuários mais desavisados. Só não sabemos até quando a empresa vai se manifestar apenas por meio de textos ao invés de bloquear de vez o jailbreak.