A Apple lançou no dia 27 de outubro a nova geração do MacBook Pro e, como esperando, o computador deixou de lado todas as conexões antigas para adotar quatro portas USB-C com Thunderbolt 3. Tal decisão da empresa gerou muita polêmica já que, ao menos por enquanto, alguns usuários teriam que comprar vários adaptadores para utilizarem seus periféricos com os novos Macs. Hoje, de surpresa, a Apple decidiu reduzir os preços da sua linha de adaptadores e demais acessórios USB-C.
Em nota, a Apple reconheceu que alguns de seus usuários profissionais ainda dependem de conexões antigas para trabalharem, o que pode ser difícil nesta época de transição para o novo padrão USB-C. Por conta disso, os valores de acessórios USB-C e Thunderbolt 3 oficiais da Apple foram reduzidos — inclusive no Brasil. Confira abaixo alguns exemplos.
É até interessante notar que os preços destes acessórios já haviam sido reduzidos no Brasil na semana passada, após o lançamento do novo MacBook Pro, com base na queda do dólar. Com a promoção, os cabos e adaptadores, essenciais para algumas pessoas que vão comprar a máquina ou já possuem o MacBook de 12″, estão um pouco mais acessíveis — mas ainda longe de um preço ideal.
Curioso também é ver que, em um momento de “necessidade”, a Apple consegue abrir mão de sua alta margem de lucro para atender à “pressão popular”. Vale lembrar que, de acordo com a empresa, estes valores são promocionais e válidos apenas até o final do ano, ou seja, 31 de dezembro de 2016. Porém, arrisco em dizer que, no caso dos preços ajudarem na venda dos acessórios oficiais, a Apple pode acabar mantendo eles definitivamente — e ficamos na torcida para isso.