GeraliOSiPhoneRumores

Apple registra patente de um “modo de pânico” em caso de iPhones roubados

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Infelizmente, o roubo de celulares têm se tornado cada vez mais comum, principalmente no Brasil, ainda mais considerando o valor de aparelhos como os da Apple. Soluções como o “Buscar iPhone” e a Ativação do iCloud já mostraram dificultar o acesso ao aparelho para os bandidos e, em alguns casos, até mesmo encontrar o dispositivo roubado — mesmo assim, a situação ainda é complicada. Pensando nisso, a Apple patenteou recentemente um “modo de pânico”, que seria ativado ao ter o iPhone roubado e ajudaria a encontrar o criminoso, além de proteger todos os dados do dispositivo.

Touch ID iPhone

De acordo com a patente registrada, ao tentar desbloquear o iPhone com um dedo não cadastrado no Touch ID, o sistema bloqueará completamente o acesso ao dispositivo, impossibilitando que alguém mal-intencionado consiga destravar o iPhone e acessar os dados do usuário — ao que parece, o iOS vai exibir uma tela similar ao da ativação do iCloud.

O recurso, porém, vai muito além do que apenas bloquear o dispositivo. Após o bloqueio, o iPhone ativará automaticamente a câmera, microfone e GPS, enviando todos os dados em tempo real para a polícia — ou outra entidade responsável pela segurança. Caso a entidade não tenha suporte ao sistema mencionado, o iPhone simplesmente efetuará uma chamada secreta para a polícia, permitindo que a localização do aparelho seja obtida.

Apple Patente Modo Pânico

Além disso, o usuário também poderia cadastrar amigos ou familiares que também possuem um dispositivo da Apple para receber uma alerta do iPhone que entrar no “modo de pânico”, exibindo também a localização e outros dados do dispositivo.

A ideia certamente é muito boa, porém ao mesmo tempo muito complexa. Não dá para se saber ao certo se é algo que pode ser implementando facilmente no iOS ou se depende de algum componente interno que deve vir em uma próxima geração do iPhone, sem contar a necessidade de parcerias com as entidades responsáveis pela segurança de cada país. Portanto, não adianta esperar para ver isso em um curto prazo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.