Se ainda ontem a própria Apple assumiu que está trabalhando em um novo Mac Pro redesenhado para 2018 e em um iMac atualizado ainda para este ano, agora, descobriu-se que a empresa conseguiu o registro de algumas patentes relacionadas aos seus computadores, mais especificamente sobre acessórios que podem ser lançados em breve — um Magic Keyboard com Touch Bar e um adaptador “MagSafe” para USB-C.
Novo Magic Keyboard
O site Patently Apple descobriu que, na última quinta-feira, a empresa conseguiu finalmente todos os registros necessários para patentear a Touch Bar, sua mais nova invenção apresentada no último MacBook Pro — lançado no final do ano passado. Para aqueles que não sabem, a Touch Bar é uma pequena tela sensível ao toque que fica no teclado do notebook e apresenta várias funções diferentes para o usuário, conforme o aplicativo que está sendo utilizado naquele momento.
No meio da documentação, a Apple deixou alguns exemplos de aplicações para a Touch Bar, e revelou que tem planos para lançar futuramente um teclado externo — provavelmente uma versão atualizada do Magic Keyboard — com o painel de funções. Até mesmo o Touch ID, leitor de impressões digitais que também está integrado com a Touch Bar do novo MacBook Pro, deve ser colocado neste novo teclado.
Os próprios desenhos disponíveis com a patente mostram o teclado externo com Touch Bar teoricamente funcionando em conjunto com um iMac, levantando boatos de que a próxima geração do desktop da Apple seja lançada neste ano com o novo Magic Keyboard na caixa. Anteriormente, alguns outros rumores já haviam citado que a empresa estava trabalhando internamente para implementar a Touch Bar em outros Macs, até mesmo por meio de um teclado externo.
Adaptador MagSafe para USB-C
Se os novos MacBooks Pro trouxeram a Touch Bar, ao mesmo tempo sumiram com outra “especialidade” do Mac: o MagSafe — conector magnético no carregador dos notebooks da Apple. Porém, ao que parece, a empresa está trabalhando em uma forma de trazê-lo novamente. A Mashable destacou mais uma patente conquistada pela Apple recentemente, que mostra um adaptador de MagSafe para conexões USB-C.
Desta forma, por meio de um acessório à parte, os usuários de MacBooks com as novas entradas USB-C poderiam proteger seus aparelhos de quedas com o conector magnético — assim como nos MacBooks antigos. As informações na documentação da patente também deixam claro que adaptadores similares podem ser criados para funcionar com o Lightning do iPhone, por exemplo.
Antes mesmo da Apple anunciar a nova geração do MacBook Pro, cogitava-se a possibilidade da empresa lançar um acessório similar para os computadores, porém acabou não acontecendo. Com a aquisição da patente, pode ser que o adaptador apareça em breve nas lojas. É interessante reforçar que, atualmente, já existem alguns produtos de terceiros que fazem função similar — como o BreakSafe da Griffin.
Resta agora aguardar para ver se estes acessórios vão mesmo sair do papel.