Acessórios

Apple relança HomePod original com melhorias após descontinuá-lo em 2021

Apple relança HomePod original com melhorias após descontinuá-lo em 2021

O HomePod, alto-falante inteligente da Apple, foi apresentado em 2017 e chegou às lojas em 2018. No entanto, o produto nunca fez muito sucesso e sequer chegou a ser lançado no Brasil. Após o lançamento do menor e mais barato HomePod mini em 2020, a Apple descontinuou o HomePod original em 2021. Para a surpresa de muitos, o HomePod original está de volta com melhorias.

Apple relança HomePod original com melhorias após descontinuá-lo em 2021

A volta do HomePod original

A Apple anunciou nesta quarta-feira (18) que está relançando o HomePod em seu tamanho original. O design é praticamente o mesmo do modelo de 2017, com exceção do painel superior com os controles que foi ligeiramente refinado. Outra novidade estética, porém muito discreta, é que o modelo cinza espacial foi substituído pela cor meia-noite – com tom levemente azulado.

O HomePod original ficou bastante conhecido por sua qualidade sonora, e a Apple promete que a nova versão mantém toda essa qualidade. Por dentro do alto-falante há cinco tweeters (contra sete do modelo de 2018) e um subwoofer que emitem som direcional em 360 graus.

Enquanto o modelo antigo era equipado com o chip A8 do iPhone 6, o HomePod de 2022 traz o mesmo chip S7 do Apple Watch Series 7. O novo chip é utilizado para o que a Apple chama de “áudio computacional”, que é capaz de identificar o ambiente através de quatro microfones para ajustar e aprimorar o som de acordo com o local em que o HomePod está posicionado.

Assim como o HomePod mini, o novo HomePod agora também suporta a tecnologia de banda ultra-larga graças ao chip U1. Com isso, os usuários podem encostar o iPhone no alto-falante para transmitir uma música ou até mesmo chamada de áudio. Naturalmente, o HomePod oferece controles através da assistente virtual Siri e suporta a tecnologia AirPlay da Apple.

Um diferencial da nova geração do HomePod é o suporte ao Matter, o novo padrão de acessórios de casa conectada suportado por empresas como Apple, Amazon, Google e Samsung. Com isso, o HomePod funciona como uma central de acessórios Matter.

HomePod e Apple TV

Preço e disponibilidade

O novo HomePod chegará às lojas de países como Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França e Reino Unido no dia 3 de fevereiro. Nos Estados Unidos, o preço oficial é de US$299 (cerca de R$1.520 na conversão direta sem taxas). A Apple não diz se irá lançar o HomePod no Brasil.

Vale lembrar que, até o momento, nem mesmo o HomePod mini está disponível por aqui.

Leia também:

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.