A Apple removeu na tarde de hoje (13) o popular jogo Fortnite da App Store, acusando a empresa Epic Games de violar os termos da loja de aplicativos do iOS. O Fornite foi atualizado hoje mais cedo com um sistema próprio de compras internas, algo que é proibido pelas regras da App Store.
Qualquer aplicativo que esteja na App Store precisa estar de acordo com uma série de regras impostas pela Apple. Uma das regras da loja é que todos os conteúdos vendidos dentro dos aplicativos precisam passar pelo sistema de vendas da App Store e, consequentemente, repassar 30% do valor da transação para a Apple.
No caso do Fortnite, o jogo fornece uma série de itens que podem ser adquiridos por compras internas, sendo que cada um desses itens vendidos gera uma comissão para a Apple — já que a empresa fornece toda a estrutura por trás do sistema de vendas. Hoje, porém, a Epic Games lançou uma atualização do Fornite com seu próprio sistema de vendas, de forma que a empresa não precise pagar a comissão da Apple.
Embora a atualização tenha sido inicialmente aprovada na App Store, a Apple acaba de remover o Fortnite de sua loja de aplicativos. Ao The Verge, a Apple disse que a Epic Games violou os termos da App Store e acusou os desenvolvedores de tentarem boicotar a plataforma que, segundo eles, proporcionou tanto sucesso ao jogo entre usuários de iOS.
Ainda segundo a Apple, a empresa espera que a Epic Games atualize o Fornite novamente de acordo com as regras da App Store para que o jogo possa voltar à loja. Até lá, os usuários estão impossibilitados de baixarem o Fornite no iOS e também de realizarem compras internas utilizando o sistema de vendas da Apple.
Em resposta, a Epic Games anunciou no Twitter que irá recorrer judicialmente contra a decisão da Apple. A companhia de jogos também publicou um vídeo satirizando a famosa publicitária “1984” da Apple que, na época, sugeria que o Macintosh iria acabar com o monopólio da IBM no mercado de computadores.
A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está banindo o Fortnite de um bilhão de dispositivos. Junte-se na luta para impedir que 2020 se torne “1984”.