Notícias

Apple se desculpa após polêmica envolvendo a Siri

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após a revelação de que conversas de usuários com a Siri eram analisadas por terceirizados contratados pela Apple, a empresa emitiu um pedido de desculpas (em inglês) e anunciou medidas para melhorar o processo de avaliação de sua assistente virtual.

Através de uma reportagem feita pelo jornal britânico The Guardian, foi revelado que terceirizados contratados pela Apple podiam ouvir conversas com a Siri de usuários, até mesmo quando ela era acionada por engano. Em alguns casos, os funcionários podiam ouvir diversas conversas privadas o que poderia comprometer a identidade de seus usuários.

Devido a repercussão, a Apple suspendeu imediatamente a análise dos áudios das conversas com a Siri e anunciou que faria mudanças no sistema utilizado hoje. Outras empresas, como Google e Amazon, também seguiram o mesmo caminho e admitiram que usavam seres humanas para melhorar a inteligência artificial de suas assistentes, suspendendo também estes serviços.

Como uma forma de esclarecer a situação, a empresa de Cupertino publicou, por meio do seu site uma nota que indica quais serão as medidas tomadas para que a privacidade de seus usuários durante a análise seja garantida.

Sobre o autor

Lucas tem 19 anos e é editor do iHelp BR. Durante sua adolescência começou a explorar o mundo da programação e se apaixonou pela área. É aficionado pelos produtos da Apple e desenvolve apps para iOS na plataforma Swift.