Após anunciar uma parceria com a Google para criar tecnologias no combate ao coronavírus (COVID-19), a Apple lançou na tarde de hoje (14) um novo site com dados de deslocamento dos usuários durante a pandemia. As informações estão disponíveis para o público e são extremamente úteis para que governos e agentes de saúde possam determinar os níveis de disseminação do vírus.
O site contém um gráfico que mostra o nível de deslocamento a pé, de carro ou por transporte público a partir do dia 13 de janeiro de 2020, quando o coronavírus começou a se espalhar ao redor do mundo. Como a disseminação do COVID-19 acontece com facilidade por transmissão no ar ou contato com indivíduos contaminados, recomenda-se o isolamento social para a diminuição dos casos.
Com o gráfico é possível ver se as pessoas estão respeitando a quarentena em diferentes regiões do mundo. Segundo a Apple, estão disponíveis informações de 63 países e também de algumas das grandes cidades — São Paulo e Rio de Janeiro estão inclusas.
Todos os dados exibidos no site são coletados do aplicativo de Mapas da Apple, presente no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e Apple Watch. Dessa forma, a estatística leva em conta apenas usuários que possuem algum dispositivo da Apple — por isso pode não ser tão precisa no Brasil, por exemplo, em que a participação da Apple no mercado local não é grande.
A Apple reforça que as informações são coletadas de forma anônima e não são relacionadas com a identidade do usuário. Em nota, a empresa relembrou também da parceria com a Google para trabalharem juntas em uma interface de programação (API) para iOS e Android que notificará os usuários caso estejam em uma área de risco ou em contato com alguém que contraiu o coronavírus.
A ferramenta pode ser acessada pelo site: apple.com/covid19/mobility.