Após ter disponibilizado o macOS Big Sur 11.2.1 para corrigir um problema que impedia a bateria interna de certos modelos do MacBook Pro de serem recarregadas, a Apple anunciou que substituirá gratuitamente as baterias de MacBook Pro lançados em 2016 e 2017 em que não é possível recarregá-las acima de 1%.
De acordo com um novo artigo de suporte publicado no site da Apple, um número pequeno de usuários do MacBook Pro foi afetado por um problema em que a carga da bateria não ultrapassa 1% ao colocar o computador na tomada.
A empresa diz que os dispositivos afetados devem exibir a mensagem de “Reparo Recomendado” no menu de bateria com a atualização do macOS Big Sur 11.2.1 ou também com a atualização suplementar do macOS Catalina 10.15.7. Se o macOS indicar que a bateria deve ser substituída, a Apple realizará o reparo sem custo.
Se o seu MacBook Pro de 2016 ou 2017 apresentar esses comportamentos, entre em contato com a Apple para que a bateria seja substituída gratuitamente. O computador será analisado antes do serviço para verificar se está qualificado para a substituição gratuita da bateria.
O problema afeta apenas os modelos de 2016 e 2017 do MacBook Pro:
- MacBook Pro (13 polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
Para checar o status da bateria do seu Mac, abra o aplicativo Preferências do Sistema e clique na opção Bateria. Selecione o menu Bateria na barra lateral e clique em Saúde da Bateria. Para usuários de Mac com o macOS Catalina, segure a tecla Option e clique no ícone de bateria na barra de menus do sistema para checar a saúde da bateria.
Caso o seu Mac esteja elegível ao programa de substituição, entre em contato com a Apple para levar o seu computador até uma Apple Store ou Centro Autorizado de Reparos (AASP).
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.