Embora a questão da privacidade seja uma das bandeiras da Apple, a empresa eventualmente se envolve em algumas polêmicas controversas. Na semana passada, uma reportagem do jornal The Guardian revelou que terceirizados contratados pela companhia de Cupertino conseguem ouvir as conversas dos usuários com a assistente virtual Siri. A notícia, é claro, repercutiu negativamente entre os usuários da plataforma.
Segundo fontes do jornal, essa empresa terceirizada foi contratada pela Apple para analisar trechos de conversas com Siri para melhorar o funcionamento do recurso. Isso não chega a ser novidade, já que a própria empresa sempre disse que alguns dados são enviados para estudo de forma anônima. Só que, de acordo com um funcionário que não quis se identificar, esse anonimato não é tão garantido quanto dizem.
O que acontece é que a terceirizada recebe trechos em áudio de até 30 segundos das conversas com a assistente virtual. Muitas pessoas acabam revelando informações pessoais e até sigilosas durante o bate-papo com a Siri. Isso porque alguns acionam a função por engano e mesmo assim as conversas são gravadas e enviadas para os servidores.
O mesmo funcionário disse que já ouviu conversas sobre tratamento médico, sexo, negócios confidenciais e até mesmo criminosos praticando tráfico de drogas. Embora realmente não tenha qualquer identificação oficial do usuário, a Apple recebe a localização do aparelho no momento em que a Siri foi utilizada. Com essas informações e algumas falas da conversa em mãos, fica fácil descobrir quem é a pessoa por trás daquilo.
Após a divulgação a matéria, a Apple disse ao The Guardian que verifica apenas cerca de 1% de todas as conversas com a Siri e que todos os envolvidos no processo seguem rigorosos termos de confidencialidade. O argumento não foi suficiente para impedir a repercussão negativa do caso.
Apple suspende a análise de conversas
Nesta sexta-feira (2), a Apple enviou um novo comunicado para a imprensa referente ao assunto. Um porta-voz da companhia afirmou que a análise das conversas dos usuários com a Siri foi suspensa por enquanto. Eles pretendem voltar com a análise no futuro, mas apenas para as pessoas que optarem por compartilhar as conversas.
“Nós nos comprometemos em entregar uma ótima experiencia de uso com a Siri e também proteger a privacidade do usuário. Enquanto analisamos a situação, vamos suspender a coleta de dados da Siri globalmente. Além disso, como parte de uma futura atualização, os usuários poderão optar por participar ou não do programa.”
A Apple garante que reforçará ainda mais a segurança dessas informações que são enviadas para os servidores, que devem continuar anônimas aos profissionais que as analisam.
Com informações de Bloomberg.