De surpresa, a Apple decidiu suspender nesta terça-feira (23) as vendas de seus produtos na Turquia. Os clientes que tentaram acessar a loja online da marca no país foram surpreendidos com a impossibilidade de comprar os produtos. Embora a empresa não tenha comentado, a suspensão se deve à crise econômica local que, recentemente, derrubou drasticamente o valor da moeda do país.
Ao acessar a loja online da Apple na Turquia, praticamente todos os produtos se encontram indisponíveis para compra, embora o site continue no ar. O país vem enfrentando uma intensa crise econômica e instabilidade na moeda. Segundo a CNBC, a inflação no país está em torno de 20%, enquanto a lira turca — moeda oficial do país — perdeu 15% de seu valor frente ao dólar nas últimas 24 horas.
A instabilidade principal se deve ao fato de que o presidente da Turquia Tayyip Erdogan defende cortes agressivos nos juros bancários do país ao mesmo tempo em que impede o Banco Central de ter autonomia suficiente para tentar conter a inflação. Neste momento, 1 dólar americano equivale a 13,45 liras turcas.
Não se sabe ao certo se a Apple retomará as vendas na Turquia ou se a companhia pretende encerrar suas atividades no país. Vale notar que a empresa possui três lojas físicas em Istambul, uma das principais cidades da Turquia.
A situação de fato é bastante atípica já que não há nenhum registro recente sobre a Apple ter interrompido as vendas em um país por conta da economia local. Curiosamente, a Turquia sempre esteve próxima do Brasil quando o assunto é preço de produtos da Apple. Embora o iPhone 13 do Brasil seja um dos mais caros do mundo, a Turquia consegue ter aparelhos ainda mais caros que os nossos.
Resta agora esperar até que a companhia se pronuncie oficialmente sobre o assunto.
Com informações de 9to5Mac.