A Apple TV vendida atualmente, de quarta geração, foi lançada no final de 2015 — e não recebeu nenhuma atualização na linha deste então. Recentemente, a Apple contratou o antigo chefe responsável pela Fire TV da Amazon, Timothy D. Twerdhal, que, de acordo com a Bloomberg, já está contribuindo no desenvolvimento de uma nova geração da central de mídia com mudanças consideráveis.
A quinta geração da Apple TV, internamente chamada de “J105”, terá como destaque o total suporte aos monitores e televisores com resolução 4K — enquanto o modelo atual só consegue exibir conteúdos em até 1080p (Full HD). A Apple também estaria desenvolvendo internamente um novo controle para o dispositivo, este pensado especificamente em jogos — que provavelmente será vendido separadamente.
Logo quando anunciaram a nova Apple TV com o tvOS 9, vários desenvolvedores reclamaram das limitações do aparelho em relação as jogos, como por exemplo ser obrigatório que todos os aplicativos funcionem com o Remote sensível ao toque e que não tenham mais de 200MB no pacote inicial. Nas últimas atualizações, a Apple removeu estas barreiras em uma tentativa de incentivar o desenvolvimento de mais aplicativos e jogos para a plataforma — que ainda está longe de ser considerada um “console de verdade”.
As informações obtidas pelas fontes da Bloomberg também sugerem que o aparelho deve ganhar um microfone embutido nele, além do que já está presente no controle remoto. Isso, provavelmente, irá permitir que os usuários conversem com a Siri mesmo longe do Remote, sem a necessidade de pressionar qualquer botão, como acontece atualmente. Considerando os investimentos da Apple na área de automação da casa, a mudança faz total sentido.
Apesar disso, por enquanto, não há sequer uma previsão de quando isso irá acontecer, porém a época mais provável para o lançamento de uma nova Apple TV é no final do ano, como a maioria dos lançamentos da empresa.