A Apple sempre foi muito restritiva quanto ao reparo de seus dispositivos, já que a empresa encoraja os usuários a levarem os aparelhos em suas lojas oficiais ou assistências autorizadas. No entanto, isso está prestes a mudar. A empresa anunciou recentemente que em breve venderá peças originais de iPhone e Mac diretamente para os clientes interessados em realizar reparos por conta própria.
Segundo a Apple, o “Programa de Serviço Independente” disponibilizará inicialmente peças como tela, bateria e câmera de toda a linha iPhone 12 e iPhone 13. Posteriormente, a empresa pretende vender também alguns componentes para reparos em Macs com chip M1. A empresa não descarta a expansão do programa com ainda mais tipos de peças disponíveis no futuro.
A empresa alega que o programa visa atender aos pedidos de usuários que se sentem confortáveis com a ideia de reparar o iPhone ou Mac por conta própria, sem depender de terceiros. Serão disponibilizados também os manuais de reparo junto com as ferramentas necessárias para o procedimento. Os clientes também terão a opção de enviar as peças antigas para que a Apple recicle-as corretamente.
No entanto, a Apple argumenta que levar o iPhone, Mac ou outro dispositivo Apple até uma loja da empresa ou assistência técnica autorizada ainda é a forma mais fácil e segura de realizar um reparo.
O Programa de Serviço Independente da Apple será lançado nos Estados Unidos no início de 2022 e deve ser expandido até o final do ano para outros países, porém a lista ainda é desconhecida. Os preços dos componentes também não foram revelados até o momento.