Com o lançamento do watchOS 11 em setembro, a Apple anunciou que os modelos mais recentes do Apple Watch teriam um novo recurso capaz de detectar possíveis casos de apneia do sono. O recurso foi lançado em mais de 150 países, e agora o Brasil também faz parte dessa lista.
Detecção de apneia do sono no Apple Watch agora disponível no Brasil
A Apple confirmou nesta terça-feira (17) que a detecção de apneia do sono está agora disponível para os usuários do Apple Watch no Brasil. O recurso foi aprovado pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Recursos de tecnologia relacionados à saúde precisam ser aprovados pelos órgãos reguladores de cada país.
“A partir de hoje, chega ao Brasil um novo recurso do Apple Watch que ajuda a identificar indícios de apneia do sono moderada a grave. Para poder oferecer o recurso de notificação de apneia do sono, a Apple obteve a licença para equipamentos médicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, disse a empresa.
A detecção de apneia do sono foi introduzida no watchOS 11 para o Apple Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2. O recurso utiliza o acelerômetro do Apple Watch para identificar possíveis distúrbios respiratórios durante o sono.
A apneia do sono é um distúrbio sério que causa episódios repetitivos de pausas na respiração durante o sono. Estima-se que essa condição afete mais de um bilhão de pessoas no mundo todo e, na maioria dos casos, não é diagnosticada. Se não for tratada, a apneia do sono pode ter consequências graves na saúde, como maior risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.
Certifique-se de que tanto o seu iPhone quanto o seu Apple Watch estejam atualizados para iOS 18 e watchOS 11 para habilitar as notificações de apneia do sono.
Além do Brasil, o recurso também está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Japão, África do Sul, Reino Unido, União Europeia e em muitas outras regiões. Você pode encontrar a lista completa de países e regiões suportados no site da Apple.