Ainda hoje divulgamos que a Anatel — Agência Nacional de Telecomunicações — havia homologado o carregador magnético do Apple Watch, o que seria o primeiro passo para a chegada do relógio no Brasil. Depois, a Apple liberou uma atualização de sistema para o Watch com suporte ao idioma Português do Brasil. Agora, a Anatel finalmente concluiu a homologação do Apple Watch e também da base utilizada para demonstração nas lojas, permitindo que a Apple venda o relógio no Brasil.
Quem já possui o Watch e atualizou para a versão 1.0.1 do sistema já pode encontrar o registro da Anatel em Ajustes > Geral > Regulamentação. Com isso, a chegada do Watch no Brasil agora só depende da Apple, que provavelmente está aguardando os estoques se estabilizarem para anunciar a segunda leva de países que irão receber o relógio.
Junto com o Watch, a Anatel homologou também as bases de demonstração que são utilizadas nas Apple Stores para que os clientes possam interagir com o relógio e obter explicações de cada recurso. Imagens da agência mostram que a base é bem mais complexa do que o imaginado, utilizando um Watch especial com um conector Lightning ligado em um iPad mini com tela Retina.
O conector Lightning fica escondido na ponta da pulseira, por trás do painel, fazendo com que o relógio de demonstração pareça idêntico aos produtos finais. O iPad, conectado com o Watch, reconhece qual aplicativo o cliente está utilizando no momento e exibe diversas explicações sobre determinada função. Um carregador MagSafe igual ao utilizado nos MacBooks fornece energia para o iPad e o Watch ligados na base.
Tim Cook comentou recentemente que o Apple Watch estará disponível nas lojas físicas dos 9 países que já o vendem em junho, então é provável que a segunda leva de países receba o relógio em julho. Mais informações devem ser confirmadas pela Apple durante a WWDC 2015, no dia 8 de junho.
Agradecimentos ao Thiago Drummond e ao Lucas Farah pelas imagens do Apple Watch.