Quem acompanha o mundo Apple há alguns anos deve lembrar dos vários rumores sobre a empresa lançar um relógio inteligente que circulavam na internet, ficando mais fortes nos últimos meses. No evento do dia 9 de setembro, a empresa finalmente apresentou o “Apple Watch“, um relógio com vários recursos e totalmente personalizável.
Para apresentar o Watch, Tim Cook usou a clássica frase “One more thing” de Steve Jobs e disse que o produto mudaria a forma como as pessoas usam o relógio, assim como o Mac, iPod e iPhone mudaram suas respectivas categorias. Apesar de ser um produto muito interessante, a maioria acredita que ele não faz muito além do que os demais relógios inteligentes do mercado fazem, para que possa “mudar o mundo”.
A tela inicial exibe os ícones dos aplicativos, sendo possível navegar entre eles com a tela sensível ao toque. O ícone central leva o usuário para a interface do relógio, que pode ser customizada de acordo com o gosto do usuário por meio de vários temas pré-instalados.
O Watch depende de um iPhone com internet conectado via Bluetooth para que praticamente todos os recursos dele funcionem, se tornando basicamente um controle remoto do smartphone. Por meio dos recursos de continuidade é possível enviar e receber mensagens, chamadas, emails e outras notificações do iPhone no Watch, além de ser possível controlar as músicas de um outro dispositivo Apple por meio do Remote, como também a câmera de um iPhone.
Utilizando o armazenamento interno do Watch será possível guardar aplicativos, fotos e músicas no aparelho — no caso, sendo necessário ter um fone de ouvido Bluetooth para ouví-las.
Como não tem um teclado, o Watch possui o recurso ditado para que seja possível enviar mensagens, emails ou até mesmo tweets. Assim como no iOS 8, o relógio também exibe algumas sugestões de frases baseadas no conteúdo da conversa. Há também um modo de conversa direto entre dois relógios, onde os usuários podem trocar desenhos, vibrações ou até mesmo sua pulsação por meio de um sensor especial que produz diversos tipos de vibrações.
Além da tela sensível ao toque, algumas funções do Watch são controladas por uma “coroa” especial que fica na lateral do aparelho. Segundo Tim Cook, utilizar gestos como “pinça” em uma tela pequena para ampliar uma foto seria desconfortável, por isso, basta apenas girar a “coroa” para ampliar ou reduzir algo, como também deslizar em uma lista. A Siri, assistente virtual dos dispositivos iOS, também está presente no Watch.
O relógio possui vários sensores especiais de movimento e pressão, reconhecendo e respondendo com precisão cada movimento feito pelo usuário. Ele inclusive ativa a tela sem que o usuário pressione qualquer botão, apenas com o movimento de levantar o braço até o rosto. Na parte traseira do Watch existem quatro lentes com proteção de safira que fazem a leitura de dados do seu corpo em tempo real, como os batimentos cardíacos. Todas as informações são sincronizadas automaticamente com o aplicativo “Saúde” do iPhone.
Além dos recursos básicos, o Watch também conta com várias ferramentas para monitoramento da prática de esportes, como o GPS e sensor acelerômetro. Também estão disponíveis vários aplicativos que gerenciam esses dados de forma simples e intuitiva, mostrando ao usuário por exemplo quantas calorias ele queimou em uma corrida, ou quantos metros ele percorreu durante o dia.
O Watch estará disponível em três edições, sendo elas a edição normal, Watch Sports — focada em esportes — e Watch Edition — uma edição de luxo.
A edição básica do Watch é feita com aço inoxidável disponível nas cores prata e preto, com tela de cristal safira resistente a riscos além de pulseiras com diversos estilos. O Watch Sports tem um corpo de alumínio leve nas cores prata e cinza espacial, tela de íon-x resistente a impactos e pulseiras coloridas emborrachadas. Já o Watch Edition é todo feito em ouro 18 quilates, também com tela de cristal safira e pulseiras de luxo diferenciadas.
Além das duas cores, cada edição do Watch também estará disponível em dois tamanhos, sendo um com corpo de 38mm e outro com 42mm. O usuário poderá comprar outras pulseiras e trocá-las facilmente, garantindo assim uma enorme diversidade de combinações.
Confira alguns vídeos de demonstração do Watch feitos pela Apple.