Ainda estamos no início do ano e falta muito até a chegada da próxima geração do Apple Watch, porém o 9to5Mac já revelou algumas das novidades esperadas para o relógio inteligente da Apple neste ano. Com base em uma versão preliminar do iOS 14 obtida pelo site, foi possível descobrir que a Apple está trabalhando em uma atualização do dispositivo com oxímetro e muito mais.
O oxímetro permite medir o nível de oxigênio no sangue. Em condições normais de saúde, esse nível fica entre 95% e 100%, porém o índice abaixo de 80% pode causar sérios problemas para a pessoa, como risco de parada cardíaca. E como o Apple Watch tem se transformado cada vez mais em um companheiro de saúde, a Apple considera implementar esse recurso na próxima geração.
As referências foram encontradas nos códigos de uma versão interna do iOS 14 obtida pelo 9to5Mac. Como o oxímetro normalmente depende de alguns sensores específicos, a novidade provavelmente será restrita ao novo Apple Watch que será lançado no final deste ano. Mesmo assim, a empresa também está trabalhando em novos recursos para os demais modelos do relógio que vão receber o watchOS 7 no futuro.
O aplicativo ECG, que é utilizado para realizar o eletrocardiograma no Apple Watch Series 4 e Series 5, será reformulado para exibir mais informações úteis ao usuário. Uma das limitações atuais é que o relógio não consegue concluir o ECG quando os batimentos cardíacos estão entre 100 e 120 batimentos por minuto, mas isso será resolvido com a próxima versão do sistema operacional.
O watchOS 7 contará com pelo menos três novas faces de relógio, incluindo versões atualizadas da “Infográfico” e “Infográfico Modular” que exibe mais detalhes, como por exemplo um taquímetro. O taquímetro está presente em vários relógios de pulso analógicos e permite calcular a velocidade de deslocamento até determinada distância.
A face “Fotos” do watchOS 7 ganhará a opção de exibir imagens de um álbum compartilhado do iCloud. Dessa forma, o usuário pode ter uma surpresa ao levantar o pulso e ver imagens novas que foram adicionadas ao álbum por outras pessoas que participam dele. Ainda sobre as faces do relógio, será possível pela primeira vez compartilhá-las com outras pessoas.
O Apple Watch ganhará um modo para crianças com a atualização. Assim, os pais podem controlar exatamente o que estará disponível no relógio dos filhos, por exemplo, como por exemplo restringir certos aplicativos durante o horário escolar. Os relógios dos filhos poderão ser emparelhados com o iPhone dos pais, mesmo que eles também já tenham um Apple Watch próprio.
Tanto o iOS 14 quanto o watchOS 7 devem contar com recursos para monitoramento de sono, algo que já é aguardado há muito tempo. Será possível dormir com o Apple Watch para medir a qualidade do sono, além de ver informações detalhadas com dicas para dormir bem no aplicativo Saúde do iPhone.
Como essa versão do sistema ainda é preliminar, alguns recursos podem ser descartados até o anúncio oficial das atualizações — que deve acontecer em junho deste ano. Mesmo assim, já dá para ter uma ótima ideia de quais são os planos da Apple para o futuro do Apple Watch.