Notícias

Artista instala spyware em Macs de Apple Stores para fotografar clientes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Ter a privacidade invadida é algo que ninguém quer, isso é óbvio. Mas imagine se você vai a uma loja para comprar um Computador e ele tirar fotos suas e enviá-las para um desconhecido!? Foi o que aconteceu em duas lojas da Apple em Nova York, o artista Kyle McDonald instalou um programa espião (spyware) em vários de seus Macs que fotografava todos os clientes que os usavam e em seguida enviava as imagens para o artista.

Kyle ainda divulgou na internet um vídeo com várias fotos que foram tiradas pelos Macs, confira abaixo:

People Staring at Computers from Kyle McDonald on Vimeo.

Como pode-se observar no vídeo, após as pessoas terem seus retratos salvos, os Macs exibiam outras fotos tiradas pelo spyware. É claro que a Apple não gostou da brincadeira e mandou o Serviço Secreto dos Estados Unidos (sim, você leu isso mesmo) investigarem o caso.

O artista teve seu Computador, dois Pen Drives e um iPod apreendidos.

As fotos das pessoas foram divulgadas no Tumblr de Kyle.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.