A Apple está se preparando para anunciar em breve um novo serviço de músicas por assinatura, além do iOS 8.4 e o aplicativo Música redesenhado. Diversas informações sobre o recurso já foram vazadas nas últimas semanas, como o modelo de testes que estará disponível. Porém, uma das pistas sobre o que virá no Apple Music — como deve ser chamado o serviço — está presente na última atualização do iOS 8.4 para desenvolvedores, liberada no início da semana. Nos ajustes de restrições do sistema, é possível encontrar a opção “Atividade de Artistas” para o aplicativo Música.
De acordo com o site 9to5Mac, o “Atividade de Artistas” será um dos principais recursos do streaming de músicas da Apple, permitindo que os usuários sigam e comentem páginas de artistas no serviço. Os artistas poderão, por exemplo, promover seus álbuns, músicas ou até listas favoritas com os seguidores, assim como os usuários poderão comentar e curtir os conteúdos publicados.
No passado, a Apple já criou uma rede social para músicas, o Ping, onde os usuários criavam um perfil e compartilhavam suas músicas com outros usuários, porém logo foi cancelada, pois não fez sucesso. A diferença para o novo serviço é que agora os perfis serão restritos aos artistas, e não ao público.
Fontes também comentaram que a Apple está trabalhando para levar o novo serviço de músicas e a rede social dos artistas para outras plataformas além do iOS e OS X, como o Windows e o Android. As atividades dos artistas, em questão, serão totalmente integradas no aplicativo Música dos dispositivos móveis e no iTunes para computador. Para quem está preocupado com o destino do iTunes Radio e do iTunes Match, a Apple ainda tem planos para manter e aprimorar os serviços.
Todas as novidades devem ser apresentadas oficialmente pela Apple no dia 8 de junho, durante a WWDC 2015.