Ainda no início desta semana o analista de tecnologia Ming-Chi Kuo comentou que a Apple pretende lançar a próxima geração do Mac Pro neste ano. O computador não é atualizado desde 2013 e a própria empresa já confirmou que trabalha em uma versão modular para substituí-lo em breve.
Hoje (20), a Bloomberg corroborou os rumores e mencionou também que o novo Mac Pro será anunciado na WWDC 2019.
A WWDC é uma conferência voltada aos desenvolvedores, que muitas vezes dependem dos Macs mais potentes. Lançar novos computadores no evento já é tradição por atingir o público-alvo das máquinas. Vale lembrar, inclusive, que o Mac Pro de 2013 também foi anunciado durante uma WWDC, a mesma em que a Apple apresentou o OS X Mavericks e o iOS 7.
Na época, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, fez piada com os comentários sobre a empresa não inovar mais, já que o Mac Pro havia sido completamente redesenhado. Ironicamente, o computador foi abandonado tempos depois. O Mac Pro de 2013 continua à venda nas lojas até hoje, sem qualquer modificação.
Ainda não há detalhes sobre como será o novo Mac Pro, mas tudo indica que o computador será completamente reformulado mais uma vez. O que se sabe até agora é que a próxima geração voltará a ser modular, ou seja, com a possibilidade de substituição dos componentes internos como memória e SSD.
Embora o anúncio aconteça em junho, as vendas da próxima geração do Mac Pro só devem começar no final do ano. Espera-se que a Apple também anuncie um novo monitor com tela de 32 polegadas e resolução 6K, mas Mark Gurman não soube informar se isso também vai acontecer na WWDC 2019.