GeralRumores

Bloomberg: não espere muitas novidades para a WWDC 2018

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Agora sim falta muito pouco para a WWDC 2018. A conferência de desenvolvedores realizada anualmente pela Apple terá o seu evento de abertura realizado na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, e é quando a empresa aproveita para mostrar uma prévia do que está planejando para os próximos meses. Porém, de acordo com a Bloomberg, os usuários não devem esperar muitas novidades para este ano.

Tim Cook, CEO da Apple, na WWDC 2017

Mark Gurman, famoso por suas fontes dentro da empresa, já havia dito anteriormente que o foco neste ano seria corrigir os vários problemas causados pelo iOS 11 e que irritaram vários usuários desde o ano passado. Mas, ao que parece, a Apple decidiu adiar seus planos para conseguir manter o foco na estabilidade de seus programas e sistemas.

iOS 12

Mesmo com muitas coisas sendo apresentadas na WWDC, uma nova versão do iOS quase sempre acaba ficando em destaque. Só que, desta vez, o iOS 12 pode desapontar quem esperava por mudanças mais radicais. De acordo com a reportagem, o visual deve continuar exatamente o mesmo e apenas alguns recursos do sistema serão aprimorados.

Os engenheiros da Apple estão trabalhando em recurso de “Saúde Digital”, que traz uma série de informações para que os usuários possam monitorar exatamente por quanto tempo estão usando seus dispositivos e em quais aplicativos esse tempo é gasto. Essas informações serão exibidas dentro de um novo menu do aplicativo Ajustes.

No início deste ano, a Apple foi criticada por não oferecer maneiras de informar os usuários sobre o vício em dispositivos eletrônicos, principalmente quando o assunto envolve crianças. A própria empresa chegou a mencionar que estaria considerando melhorar neste sentido, então não será surpresa ver ainda mais opções de controle parental no iOS 12.

Fontes da Bloomberg mencionaram que o ARKit, tecnologia de realidade aumentada apresentada pela Apple com o iOS 11, deve receber uma atualização significativa nesta WWDC. O “ARKit 2.0” irá permitir que vários usuários se conectem simultaneamente no mesmo ambiente de realidade aumentada, algo que deve ser amplamente aproveitado em jogos no futuro.

Também será possível “marcar o lugar” de objetos virtuais, para que eles estejam sempre na mesma posição ao abrir aquele aplicativo. Essas e outras melhorias no ARKit estão sendo desenvolvidas, principalmente, com o intuito de serem utilizadas em um suposto óculos de realidade virtual que a Apple está desenvolvendo para 2020.

A matéria também diz que o iOS 12 contará com mais opções para silenciar notificações e efetuar chamadas de vídeo com o FaceTime. O aplicativo Bolsa será redesenhado, assim como a forma de se utilizar os Animoji do iPhone X dentro do sistema. Os executivos chegaram a considerar uma nova tela de início para o iOS 12, assim como várias mudanças para o sistema no iPad, porém tudo isso deve ser adiado para 2019.

macOS 10.14

Se o iOS 12 não vai receber tantas novidades, já é de se esperar o macOS 10.14 vai mudar ainda menos. Gurman afirma que a Apple está trabalhando para integrar ainda mais os recursos do iOS e macOS, e um dos destaques pode ser a plataforma universal de aplicativos. Com isso, desenvolvedores poderiam adaptar seus aplicativos do iPhone e iPad para o Mac, e vice-versa. A própria Apple deve aproveitar o momento para trazer ao Mac alguns de seus aplicativos que hoje só existem no iOS.

watchOS 5 e tvOS 12

Os sistemas operacionais que acompanham o Apple Watch e a Apple TV sempre recebem algumas novidades na WWDC, embora nem sempre sejam tão significativas. Praticamente não existem rumores concretos sobre estes dois sistemas, porém a Bloomberg disse que a Apple tem trabalhado para melhorar as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos para ambos, já que vários desenvolvedores importantes abandonaram essas plataformas recentemente.

Em uma nota relacionada, a Bloomberg menciona que uma nova geração do Apple Watch será lançada no final deste ano com um visual bem diferente do atual, incluindo uma tela maior com bordas reduzidas. Apesar disso, para quem já possui uma coleção de pulseiras dos outros modelos, todas elas devem ser compatíveis com esse novo Watch redesenhado.

HomePod

O HomePod foi anunciado há praticamente um ano, porém só chegou às lojas recentemente. Nesta semana, a Apple liberou as funções de reprodução simultânea em vários dispositivos e som estéreo em conjunto para quem possui dois HomePods. Nesta WWDC, as funções do alto-falante inteligente serão expandidas, principalmente em relação à Siri. Algumas dessas melhorias também devem aparecer na Siri do iOS 12.

Novos Macs e iPads vão ficar para outro momento

Pois é, enquanto várias pessoas estavam empolgadas para ao menos ver algum novo aparelho sendo apresentado nesta WWDC, parece que não vai ser o caso. Para a Bloomberg, tudo indica que novos Macs ou até mesmo a tão esperada nova geração do iPad Pro com Face ID ficará para o final do ano.

Lembrando que tudo são rumores

É sempre importante lembrar que tudo até agora são rumores baseados em informações obtidas por pessoas da área. Os planos da Apple estão sendo mudando, e eles ainda podem ter guardado alguma surpresa de última hora para o evento.

A apresentação inicial da WWDC 2018 acontecerá no dia 4 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). Como de costume, haverá a cobertura completa de todos os anúncios aqui no iHelp BR.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.