Faltam apenas alguns dias para o anúncio oficial dos novos iPhones e, enquanto isso não acontece, os rumores e vazamentos continuam ganhando força na internet. Desta vez, Mark Gurman da Bloomberg — com ótimas fontes dentro da Apple — disse que a empresa já “bateu o martelo” sobre como vai substituir o botão Início do iPhone 8, e a resposta está nos novos gestos de multitarefa do iPad.
No iOS 11, o tablet da Apple ganhou vários novos gestos que substituem completamente as ações realizadas pelo botão Início, como voltar para a tela inicial e trocar de aplicativos. Pessoas ligadas ao assunto comentaram com Gurman que todos esses gestos também estão sendo testados na nova geração do iPhone há algum tempo.
“A Apple está testando a remoção completa do botão Início — até mesmo de forma virtual — para adicionar novos gestos que permitem voltar à tela inicial e abrir a janela de multitarefas, de acordo com algumas pessoas.”
Feito o reconhecimento facial para autenticação e desbloqueio do iPhone, o usuário poderá ir para a tela inicial do iOS apenas arrastando a tela de bloqueio para cima, ao invés de pressionar o botão Início como é atualmente. A informação faz muito sentido se considerarmos a integração da tela de bloqueio com a Central de Notificações do iOS 11.
“Os usuários vão arrastar [a tela de bloqueio] até o meio da tela do iPhone para acessá-lo. Dentro dos aplicativos, um gesto similar abre a troca de aplicativos. Então, os usuários podem continuar arrastando o aplicativo até o topo para fechá-lo e, assim, voltar na tela inicial. Uma animação está sendo testada para puxar a tela do aplicativo até o seu ícone. A multitarefas foi redesenhada para mostrar os aplicativos em “cartões” individuais, ao invés da uma pilha de cartões sobrepostos utilizada nos iPhones atuais.”
Curiosamente, o iHelp BR descobriu nas primeiras versões de testes do iOS 11, por meio de configurações ocultas, que era possível ativar o modo de multitarefas do iPad também no iPhone. Claro que, na época, o recurso provavelmente ainda não estava pronto, como é possível ver nas imagens abaixo.
O conceito é o mesmo aplicado nos iPads: arrastando com o dedo a tela de baixo para cima, o sistema mostra a troca de aplicativos junto com a Central de Controle. E cada aplicativo tem a sua janela, ao invés do antigo “amontoado”.
De acordo com Gurman, o visual da Dock no iPhone 8 também será o mesmo utilizado no iPad, com ela “flutuante” na tela e tendo os cantos arredondados. O especialista também ouviu de suas fontes sobre o “corte” na parte superior frontal do novo iPhone — que serve de suporte para as novas câmeras 3D e alto-falante. Ao que parece, a Apple não vai mais esconder o corte, e ele deve ser exibido em quase todos os aplicativos.
No lado esquerdo do corte, será exibido apenas o horário, enquanto os ícones de sinal da operadora, Wi-Fi e bateria vão ficar todos no lado direito da tela. As informações serão dinâmicas e devem mudar dependendo do aplicativo utilizado. Ao visualizar uma foto ou assistir a um vídeo, por exemplo, aí sim a barra superior deve ficar completamente escura, algo que a nova tela OLED permite. Essas novidades devem ser restritas ao tal iPhone 8, e não devem ser disponibilizadas para outros aparelhos, nem mesmo para os também novos iPhones 7s e 7s Plus.
Acredita-se que a Apple realizará um evento especial para a imprensa no dia 12 de setembro.